n 1004 2

Uma tarde para falar de inovação. Assim pode ser resumida a visita da Secretária Adjunta da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, aos ambientes do Horizonte Ambiente Empreendedor e da FAHOR, em Horizontina, nesta sexta, 14 de outubro.

Além da secretária adjunta Simone, a comitiva esteve formada pelo coordenador do programa na região Noroeste e Missões, professor Dr. Daniel Knebel Baggio e pelos Gestores de Inovação, Cleber Greff e Vinícius Bairros. Eles foram recebidos pelo Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel e pelos professores Stephan Sawitzki, Darciane kerkhoff, Rafael Dalcin e Geovane Webler.

A comitiva esteve em Horizontina, especialmente para se aproximar e conhecer as iniciativas e os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo programa INOVA RS. O Inova RS visa incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada, academia, setor empresarial e governo, propondo a construção de uma agenda comum entre os ecossistemas de inovação das oito regiões do Estado para potencializar o crescimento do Estado e torná-lo capaz de gerar, reter e atrair empreendedores, negócios e investimentos intensivos em conhecimento. 

A região Noroeste e Missões tem o desafio de ser referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em agronegócio, eletro-metalmecânica e na geração de energia. Dessa forma, projetos que se encaixam nestes setores, podem ser desenvolvidos pelas 77 cidades que fazem parte desta região.

O grupo conheceu o Horizonte Ambiente Empreendedor e algumas ideias que estão sendo desenvolvidas com o suporte técnico e científico do HAE, como pré-incubadas, incubadas e egressas, como a Essent Jus.

A FAHOR tem forte participação no INOVA RS, desde o lançamento do programa e tem representação na Mesa do INOVA RS, no Comitê Estratégico, no Comitê Técnico e nos grupos de trabalho de Energias, Agro e Eletrometalmecânico.

Após a visita aos ambientes acadêmicos, onde a Comitiva conheceu cada um dos laboratórios que são e ainda podem utilizados para suportar as novas ideias e projetos  para a região, reuniu-se com empresários, lideranças da ACIAP e representantes do Poder Público Municipal.

Para desenvolver a inovação, Simone reforçou  a importância da iniciativa local no compartilhamento das experiências, as que deram certo e as erradas, para gerar conhecimento entre os empresários. E, motivou que os empresários também busquem no grupo gestor regional e nas lideranças do Inova esclarecer suas dúvidas sobre os editais de projetos e também para sugerir, indicar e apresentar ideias e soluções para as áreas abrangidas na região Noroeste e Missões.

 

n 1004 3

n 1004 1

n 1004 4