n 1007 1

A inovação e o empreendedorismo estão no DNA da FAHOR e com a criação do HAE - Horizonte Ambiente Empreendedor, em conjunto com o Município de Horizontina, estes temas estão no dia a dia de estudantes, professores, egressos, empresários parceiros, pré-incubados, incubados e startups egressas.

Um grupo  de estudantes, professores e empresários participou nos dias 13, 14 e 15 de outubro da II INNOVA CIDIR - Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo da Red CIDIR, sediada pela UGD - Universidad Gastón Dachary, em Posadas, Missiones, AR, com patrocínio parcial do Município de Horizontina.

Os participantes se dividiram para acompanhar painéis internacionais sobre projetos, programas e demais iniciativas para incentivo à inovação e ao empreendedorismo envolvendo instituições de ensino, poderes públicos, empresas e comunidade. Além de painéis com palestrantes de 4 diferentes países, os participantes visitaram os parques tecnológicos e alguns empreendimentos inovadores lá instalados, sendo visitados o Parque Tecnológico de Missiones, a Biofábrica, o Parque Industrial, o Polo TIC, o Parque do Conhecimento, a Central de Laboratórios de Missiones, a Escola de Robótica e o Silicon Missiones.

As incubadoras e os parques tecnológicos, além de aceleradoras e fundos de investimentos puderam apresentar-se aos presentes e realizar uma rodada de troca de experiências. 

Os representantes das startups presentes puderam participar da rodada internacional de pitchs onde foram verificadas boas oportunidades de negócios.

Foram apresentados ainda casos de sucesso de startups ligadas aos ambientes de inovação e empreendedorismo e boas práticas de incentivo à inovação e empreendedorismo nas instituições membro da Red Cidir, bem como apresentados resultados de pesquisas científicas acerca da inovação e do empreendedorismo, tanto no formato presencial quanto virtual.

Para o professor Marcelo Blume, vice-diretor da FAHOR, idealizador da INNOVA CIDIR, que coordenou a 1ª edição realizada na FAHOR, de forma on-line, no ano de 2020 e que coordena a Rede Internacional de Ambientes de Inovação e Empreendedorismo da Red Cidir, a 2ª edição foi muito qualificada. “O evento gerou grandes experiências, mostrou o grande envolvimento e o avanço da Província de Missiones na formação de profissionais e no investimento público e privado em negócios altamente inovadores, oportunizou importantes ações de relacionamento e intercâmbio internacional e assim contribuiu decisivamente para a consolidação desta Rede”, destacou o professor.

O evento ocorre a cada 2 anos e a princípio deverá ser sediada por um país diferente e em uma instituição diferente em cada edição. A próxima Innova CIDIR possivelmente ocorrerá em 2024, em Encarnación, Paraguai.

Mais fotos neste álbum.

 

n 1007 2