n 1009 1

A tarde desta terça-feira, 25 de outubro de 2022, foi de bastante emoção para a Direção, professores, técnicos e estudantes da FAHOR, recordando e homenageando o professor e Coordenador Adalberto Lovato, falecido em 5 de junho de 2022, em Santa Rosa.

No período do seu falecimento Lovato era professor e coordenava os Cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Controle e Automação da FAHOR, tendo sido o primeiro coordenador do primeiro curso da instituição. 

Há algumas semanas a família do professor Adalberto Lovato fez a doação de todo o acervo bibliográfico, composto por mais de 300 exemplares de obras técnicas, filosóficas e literárias, em idiomas estrangeiros como inglês, alemão, italiano e até em esloveno. Considerando o desprendimento da família, a memória do colega e a qualidade do acervo, decidiu-se pela criação da Seção Adalberto Lovato, dentro da Biblioteca do Campus da FAHOR, mantendo o acervo agrupado e os exemplares com a forma como o professor marcava as páginas dos livros e fazia suas anotações. A inauguração deste espaço ocorreu na tarde desta terça-feira, 25 de outubro.

Na solenidade, participaram a Direção da FAHOR composta por Sedelmo Desbessel e Marcelo Blume, bem como os coordenadores de cursos, professores e técnicos administrativos e de apoio, bem como os familiares, sendo os filhos, Victor e Anna Michaella, a ex-esposa Jussara, os irmãos Décio Lovato e Vera Isabel Lovato e o primo, Sergio Soller.

n 1009 2

A equipe diretiva e professores que já haviam decidido por uma homenagem que marcasse a lembrança do professor Lovato dando seu nome ao prédio que ele mais gostava de desenvolver os protótipos e atividades práticas com os estudantes, aproveitaram a presença da família, e todos juntos descerraram a placa com o novo nome: Central de Laboratórios e Projetos Especiais Professor Engenheiro Mecânico, Mestre Adalberto Lovato. Após, os familiares foram convidados a conhecer alguns dos projetos em que o professor estava envolvido e orientando. 

A equipe Mas Bah Aero design, que participa de uma competição nacional, na próxima semana, também apresentou seu aeromodelo, com a inscrição “Eng. Mecânico Adalberto Lovato” adesivada na fuselagem.

E, para encerrar as homenagens, os filhos e demais familiares foram convidados a fazer o plantio de um exemplar de Carvalho, logo na entrada do Campus Arnoldo Schneider, a fim de perpetuar os ensinamentos deste professor, que construiu projetos, abriu mentes e desafiou o futuro, com sua inteligência, visão e maestria no ensino.

 Veja mais fotos desse momento neste álbum.

n 1009 3

n 1009 1