n 1014 5

A professora Claudia Verdum Viegas, que coordena o Núcleo de Pós-Graduação, Extensão e Projetos da FAHOR  e o professor Marcelo Blume, vice-diretor,  representaram a FAHOR numa visita ao Instituto Caldeira, na companhia do coordenador dos Gestores de Inovação do INOVA RS região Noroeste e Missões, professor Daniel Baggio, bem como gestores do Instituto.

O Instituto Caldeira foi idealizado por lideranças gaúchas do Agi Bank e Grupo Renner, que convidaram representantes de outras 40 grandes empresas e entidades gaúchas para fundá-lo e mantê-lo. A criação e instalação se deu em 2019, um pouco antes da pandemia, e após o retorno da presencialidade no trabalho e nos eventos vem tendo um rápido crescimento, com impactos importantes na geração da cultura de inovação em meio a iniciativa privada gaúcha.

O Caldeira é um instituto sem fins lucrativos, que conecta pessoas e iniciativas por meio de um hub de inovação e sua comunidade que busca maior competitividade e fomento do ecossistema da nova economia. Está localizado numa área de 22mil m²  no antigo complexo industrial que ainda abriga as caldeiras importadas da Escócia por AJ Renner na década de 1920. A caldeira gerava energia para as fábricas de tecidos, tintas e outras e o excedente era cedido para o município, que na época tinha deficiência de energia.

O Caldeira promove cursos, eventos, abriga departamentos e setores de inovação de várias empresas tradicionais, tem espaço de co-working de diferentes recursos e tamanhos, promove encontros entre startups e investidores, e estimula as conexões entre as grandes empresas e as startups.

A FAHOR junto com o município de Horizontina são mantenedores do HAE - Horizonte Ambiente Empreendedor, que desenvolve atividades de estímulo a inovação e ao empreendedorismo, incubação de empresas de base tecnológica e abriga iniciativas de inovação e tecnologia de empresas maduras no Parque Tecnológico.

A FAHOR e o HAE têm participado ativamente do INOVA RS, um programa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul.

 

n 1014 1

 

n 1014 2

Professores:  Daniel Baggio e Marcelo Blume