n 1016 2

Na terça-feira, dia 1º de novembro, a equipe de AeroDesign da FAHOR, Masbáh, partiu rumo a São José dos Campos- SP, para participar da 24ª Competição SAE Brasil AeroDesign 2022. 

A equipe está representada por 15 estudantes e acompanhados pelos professores, engenheira de produção Eliane Garlet e engenheiro mecânico Rafael Luciano Dalcin e competem com outras 93 equipes, em 3 categorias (Micro, Regular e Advanced).

Conforme relato dos estudantes da equipe, o evento iniciou na quinta-feira, dia 3 de novembro, com palestras e apresentações de relatórios e nesta sexta-feira, ocorreram as primeiras avaliações e voos.

O avião projetado do zero pelos estudantes da FAHOR teve aprovação em diversos itens e também aprovado para voos, na tarde desta sexta. “Estamos muito contentes até agora. Tivemos um voo com muito vento, o que dificulta um pouco. Vamos trabalhar nos ajustes e neste sábado, voltamos para a pista novamente. Seguimos encorajados e concentrados em fazer o melhor“, comentou a estudante Andriéli Rambo.

A professora Elaine Garlet destacou que embora seja uma competição, há um sentimento de coletividade e que cada equipe sempre estende a mão seja para um equipamento ou ferramenta para ajudar outra equipe. “É um momento importante também de motivação e de mostrar que em momentos como esse é preciso garra e força para dar o seu melhor pelo bem da equipe. É uma das melhores atividades para desenvolver as habilidades de relacionamento e trabalho em equipe”, comentou a professora.

O grupo permanece em São Paulo até dia 6, buscando as melhores classificações e os melhores voos durante o sábado e domingo. A Competição acontece anualmente nas instalações do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e em área operacional do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), utilizando um trecho da taxiway do Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf para as decolagens e pousos das aeronaves.

n 1016 1

Equipe reunida após o primeiro voo, na tarde desta sexta-feira, no Aeroporto Internacional Professor Urbano Ernesto Stumpf