Essa semana a FAHOR comemora a entrega do seu primeiro diploma digital e seguindo orientações da Portaria Nº 554 de 11 de março de 2019 do MEC e várias instruções normativas, o diploma digital é um arquivo digital no formato XML, com todas as assinaturas através de certificados digitais. Para aqueles que gostam de imprimir um documento físico e até mesmo emoldurar, existe o RVDD que é a representação visual do diploma digital que, traz obrigatoriamente um link e QrCode para validação do diploma.
 

A  FAHOR é uma das primeiras Instituições a emitir o diploma digital e segundo Fabrício Desbessel, Coordenador Administrativo e de TI da instituição, a emissão deste diploma digital é uma vitória pois, o processo foi extremamente desafiador e trabalhoso, envolvendo vários sistemas, instituições e pessoas, além de passar por inúmeras mudanças no último ano.

"Hoje, toda a origem do diploma com dados do aluno e seu currículo com disciplinas, notas e professores parte do sistema administrativo educacional (ERP Totvs Educacional). Já a documentação digital do estudante e a criação do diploma partem do sistema de GED (DocXpress da empresa Debarry). Por fim tudo isso é enviado ao sistema da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM onde os dados e documentos digitais são conferidos e o diploma é registrado oficialmente. Depois de registrado o egresso recebe no seu e-mail um link para abrir o diploma digital e poder baixar o XML do diploma e sua representação visual RVDD", explicou Fabricio.

 

Nas próximas semanas todos os formandos que coloram grau em 2022 estarão recebendo seus diplomas digitais!

Diploma Frente

Diploma Verso