n 1020 1

Após dois anos sem edições presenciais devido à pandemia, a equipe Masbáh Aerodesign foi reestruturada e conta com um novo grupo. Essa nova equipe foi desafiada a desenvolver uma aeronave não tripulada controlada remotamente, que seguiu as normas da competição da SAE BRASIL, utilizando materiais de engenharia e processos de alta performance.

A equipe MasBáh participou da categoria regular, na Competição realizada entre os dias 3 e 6 de novembro. Os resultados de cada uma das três categorias serão divulgados nos próximos dias pela organização da competição SAE Brasil Aerodesign. Entretanto, a avaliação de professores e estudantes da equipe são muito positivas, pelo empenho da equipe em se preparar e garantir seu espaço na competição, por estarem engajados em construir um avião, uma iniciativa bem diferente de carros, caminhões e máquinas agrícolas, mais conhecidas no interior do Rio Grande do Sul.

“Construir um avião, é desafiador. Independentemente dos resultados obtidos, a competição foi fundamental para a equipe conseguir uma ampla rede de contatos com outras equipes, patrocinadores e comissão organizadora”, destacou o professor Dr. Rafael Dalcin, que pela primeira vez acompanhou a equipe de Aerodesign na competição. 

A professora Eliane Garlet, que enquanto estudante da FAHOR participava da equipe, agora também lidera o grupo. “Ao fim da competição, percebi que a equipe que chegou em São José dos Campos não é a mesma que volta a Horizontina. Conhecer as outras equipes, os projetos e materiais utilizados em cada uma das 90 equipes que estavam lá foi muito importante para esse grupo novo, que está começando no projeto, entendendo a importância da pesquisa e de aprofundar conhecimentos de Engenharia. Observar a equipe motivada a superar os desafios  enfrentar os problemas, mostra que estavam muito bem preparados para esta competição”, destacou Eliane.

n 1020 3

Durante a competição, a equipe recebeu vários feedbacks positivos dos avaliadores, e também sugestões de melhoria, que certamente serão implementadas no projeto a ser desenvolvido no próximo ano. Nesse ano a competição trouxe dois bônus especiais: a presença da Esquadrilha da Fumaça e do avião de transporte militar, Embraer KC-390 Millennium.

Para a estudante Gabriela Fitz, Participar de um projeto demanda tempo, esforço e dedicação. “É uma mistura de adrenalina, alegria, medo, insegurança, mas no fim é muito gratificante cada momento. Esse foi meu primeiro ano na competição e vi que por mais que fosse uma competição, onde “o melhor vence”, todos ajudam todos, e no final o AeroDesign é uma equipe só”, afirmou.

O projeto da equipe Masbáh da FAHOR só se tornou realidade, graças ao auxílio dos patrocinadores: (FAHOR, Prefeitura Municipal de Horizontina, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Siltec, DAFH, Stara, Cresol, Mega Metal, DRF Ferramentas, DM Laser, Protel, Kubitz, Xíru's Bar, Vision Industrial, Propadel, Libídus, Amplial, Jonas Fernando Hauschild), e dos integrantes da equipe que participaram ativamente em todas as fases do projeto.

n 1020 1

 

n 1020 2

Veja mais fotos no álbum: https://albuns.fahor.com.br/?album=5850