Na noite desta quinta-feira, 17 de novembro, foi encerrado mais um Curso de Qualificação promovido pelo Programa Profissionalizar HZ, realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, ministrado por professores da FAHOR e com apoio da ACIAP. 

Devido a boa procura pelo curso e demanda das empresas, foram formadas duas turmas para que os participantes pudessem ter um bom número de horas de prática diretamente nos equipamentos dos Laboratórios de Usinagem e Ajustagem da FAHOR. Os 26 participantes estudaram os processos industriais de usinagem, com prática em torno mecânico universal, obtiveram conhecimentos básicos de ferramentas de usinagem, aprenderam sobre as regulagens e preparação do torno mecânico e serra horizontal. O grupo também aprendeu leitura e interpretação de projeto de peça para fabricação em máquina e sobre as práticas de conferência da qualidade do produto fabricado através de instrumento de medição.

O conteúdo foi ministrado pelo professor Jamir Heberle,  que é matemático por formação, com experiência de 15 anos na área da Usinagem e Ferramentaria Industrial, foi instrutor do SENAI por mais de 10 anos na área metalmecânica e atualmente trabalha na FAHOR, também ministrando cursos.

Participaram deste momento de encerramento  e confraternização do último Curso deste ano, o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Gilmar Quintiliano da Silva, o sócio da Metalúrgica GTP e representante da ACIAP, Darci de Godoy,  a Diretora de Trabalho e Emprego da FGTAS Sine de Horizontina, Angelique Dreissig  e o professor Jamir Heberle.

Os representantes das entidades parceiras parabenizaram os participantes pelo esforço e dedicação, destacando o interesse pela busca da qualificação e a persistência dos concluintes, além da dedicação de alguns que concluíram os 4 cursos do Profissionalizar HZ focados no setor Metalmecânico, qualificando-se em outras áreas, ampliando ainda mais seu currículo, aprendizado e áreas de atuação profissional. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico ressaltou que o Programa Profissionalizar HZ deve ter continuidade em 2023, com novos cursos em outras áreas que que também necessitam de mã-de-obra qualificada para atender as demandas dos negócios locais, aumentando empregabilidade, gerando aumento de renda, e aumentando a produtividade e a qualidade da produção local.

As lideranças destacaram a importância das parcerias e do trabalho em conjunto para ofertar conhecimento e qualificação profissional aos trabalhadores de Horizontina e dos impactos positivos que estas ações vão desencadeando no mundo do trabalho, com melhores carreiras, salários e nos serviços prestados.

 

n 1022 2

 

n 1022 1