n 1031 1

O Dia da Consciência Negra, é celebrado em 20 de novembro em todo território nacional. Esta data foi escolhida por ter sido o dia da morte do líder negro Zumbi, que lutou contra a escravidão, especialmente no nordeste. Atualmente, a data marca a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade social.

A FAHOR, engajada em ações contra a desigualdade e ao racismo, promoveu um momento de reflexão e conhecimento, com a participação da professora  Deborá Evangelista, advogada, Mestre em Direito, Cidadania e Desenvolvimento, que trabalhou de uma forma descontraída e leve sobre o tema Antirracismo. 

Deborá trouxe um histórico sobre a vinda dos negros ao Brasil, o período da escravatura e relacionou com os dias atuais, com as atitudes que temos hoje. Ela explicou e diferenciou alguns termos como racismo e injúria racial e apresentou algumas expressões que por vezes são ditas e se pensa que é algo “normal”, quando na verdade podem ser considerados atos de racismo.

Deborá apresentou alguns projetos que desenvolve em Santa Maria especialmente sobre o “Quilombolando pelo Mundo”, que é um projeto onde ensinam as mulheres de um Quilombo de Santa Maria a desenvolverem trabalhos manuais para venda, os quais ela trouxe para mostrar.

Ao final, os estudantes e professores participaram de uma oficina de bonecas Abayomi. As bonecas foram desenvolvidas pela artista e artesã Lena Martins e o nome Abayomi significa “Encontro precioso”. Com esta atividade, Deborá finalizou o encontro dizendo que todos levassem para suas casas um símbolo desse Encontro precioso e que cada um pudesse ser efetivamente antirracista. 

 

n 1031 2

Mais fotos aqui neste álbum.