n 1036 1

A tarde desta sexta-feira, 2 de dezembro, foi de novas homenagens na Biblioteca Castro Alves, no Campus da FAHOR. A Direção, professores e técnicos administrativos receberam os familiares do professor Dr. Alindo Butzke, para inaugurar a Seção Alindo Butzke, que reúne o seu acervo bibliográfico com 635 livros.

O professor Dr. Alindo Butzke é de Horizontina, mas atualmente reside em Indaial, Santa Catarina. Ele compôs o quadro docente da FAHOR encaminhado ao MEC no projeto de autorização do curso de Engenharia Mecânica, sendo titular da disciplina de Engenharia e Meio Ambiente na FAHOR.  Na sua trajetória acadêmica,  o prof. Alindo Butzke teve grande atuação no ensino e pesquisa nas áreas de Biologia e Ecologia, em instituições como URI, UPF e na Universidade de Caxias do Sul, em Caxias do Sul, onde residiu até pouco tempo, antes de mudar-se para a cidade de Indaial, e viver mais próximo de suas filhas.

De acordo com a bibliotecária Lilian Deuner Schulz, foram doados pelos familiares, 635 livros, focados nas áreas das ciências biológicas,  meio ambiente, direito ambiental, florestas brasileiras,  botânica e antropologia. 

Já está disponível no site da FAHOR, no menu Biblioteca, informações sobre o currículo do professor Alindo Butzke, que foi também um incentivador do sonho de ter uma Faculdade em Horizontina.

“O nosso tio, professor Alindo Butzke, pouco comentava sobre seus feitos, suas conquistas, seus cargos. Ele sempre foi muito discreto e nos ensinou que o importante era fazer o bem às outras pessoas, era auxiliar quem precisava. De tantas faculdades onde se dedicou por muito mais tempo, escolheu a FAHOR para deixar seu legado, seu acervo, porque acredita que ainda pode fazer mais por esta Instituição e por sua cidade, que era aqui que seus livros e sua história ainda podem fazer a diferença. Assim ele é”, comentou o sobrinho Cláudio Peiter, que falou em nome dos familiares.

O Professor Alindo Butzke enfrenta alguns problemas de saúde mas junto da esposa Neiva e dos filhos Arlete e Fernando, acompanhou a homenagem. No Campus, acompanharam a homenagem, os irmãos Sebaldo Butzke, Leonardo Butzke e a irmã Eva, cunhadas e sobrinhas. 

A homenagem foi acompanhada também pelo Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, pelo vice-diretor, Marcelo Blume, além de professores e demais colaboradores da Instituição.

n 1036 2

n 10363

Em Horizontina, familiares do prof. Dr. Alindo Butzke acompanharam a homenagem junto a Biblioteca do Campus

Veja mais fotos aqui neste álbum.