Os estudantes de Engenharia da FAHOR realizaram uma visita técnica na Estação de Tratamento de Efluentes da John Deere, em Horizontina. A atividade foi realizada na disciplina de Tratamento de Efluentes, ministrada pela professora Janice Francesquett.

O grupo de estudantes foi recepcionado pelos colaboradores da John Deere, sendo Rodrigo Ninow, Gerente de Meio Ambiente, Rafael Schimitz, engenheiro ambiental e Bruna Puhl, engenheira Química, egressa da FAHOR e Líder de Laboratório da ETE.

Segundo informou a professora Janice, os engenheiros da empresa realizaram uma breve apresentação das ações ambientais que a empresa já realiza e algumas metas futuras, além de apresentar o fluxograma da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), mostrando alguns resultados de análises de rotina, que comprovam a eficiência do tratamento realizado.

Após compreender o funcionamento da ETE da Unidade de Horizontina, no caminho até a ETE. os estudantes puderam conhecer de forma breve alguns aspectos da indústria de colheitadeiras.

Na Estação de Tratamento, foram apresentadas todas as etapas do processo, muito bem explicadas pelos colaboradores, além de visita ao Laboratório de Análises e apresentação do sistema automatizado de controle do processo.  Para a estudante de Engenharia Química, Aline Peiter, a visita proporcionou um aprendizado muito grande sobre o tratamento de efluentes e como ele acontece na prática. "Poder ver o que aprendemos na faculdade na prática, foi muito interessante", comentou a estudante.

n 1038 1

n 1038 2