Foi assinado na tarde desta terça-feira, 13 de dezembro, o Termo de Fomento para ampliação do projeto “Monitoramento da qualidade da água dos lajeados que compõem a bacia hidrográfica de Horizontina-RS”, executado pela FAHOR, com apoio dos professores e estudantes dos Cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos e, que já obteve incentivos financeiros da Fapergs e do Fundo Social Sicredi para sua execução.

A parceria entre Município e FAHOR é resultado de um projeto apresentado ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, no mês de agosto, quando as professoras Darciane Kerkhoff e Claudia Verdum Viegas, que coordenam os Cursos de Engenharia Química, Engenharia Ambiental e  Sanitária e de Engenharia de Alimentos, mostraram os resultados dos anos de 2020 e 2021 obtidos no monitoramento da água dos lajeados da bacia hidrográfica de Horizontina e também solicitaram apoio para a aquisição de novos equipamentos para ampliar a pesquisa para outros pontos, como os lajeados Seco, Patos, Mato Queimado e Mambuca.

A ampliação do projeto também prevê o desenvolvimento de mudas nativas, para que seja recuperada a mata ciliar ao entorno dos lajeados e também ações de educação ambiental, especialmente nas comunidades próximas aos lajeados monitorados.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, que autorizou uso de recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente, no valor de R$30.000,00, tendo como contrapartida, de mais R$30.000,00 da FAHOR. Os recursos do Fundo, serão utilizados para a aquisição de mais equipamentos para agilizar algumas análises nos laboratórios da FAHOR, aquisição de materiais para o Viveiro de mudas nativas e para algumas análises mais complexas, como por exemplo, para detectar a presença de defensivos agrícolas na água destes lajeados.

Participaram da assinatura do termo de Fomento, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, o vice-diretor da FAHOR, Marcelo Blume, o secretário de Planejamento e Gestão de Projetos de Horizontina, engenheiro ambiental Fernando Bins, a Presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente e coordenadora dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental e Sanitária da FAHOR, prof. Darciane Kerkhoff, a Diretora de Meio Ambiente,  Diane Martins, a Coordenadora do Curso de Eng. de Alimentos, Professora Cláudia Viegas, representando os docentes envolvidos neste projeto; o Engenheiro Florestal e Agente Licenciador do Departamento de Meio Ambiente de Horizontina, Lucas Simm, o representante do Conselho de Meio Ambiente, Hélio Wagner, demais colaboradores e estudante bolsistas da FAHOR.

n 1041