n 1043

Ao encerrar mais um semestre letivo, os estudantes da FAHOR, especialmente os formandos, têm o desafio de apresentar o TFC e garantir a aprovação final, já que muitos o fazem no último semestre da Faculdade.

O Trabalho de Finalização de Curso, como o nome já resume, é o momento onde o estudante usa todo seu conhecimento adquirido nos 5 anos estudando Engenharia ou nos 4 anos das Ciências Econômicas e aplica numa pesquisa, que pode conter ainda o desenvolvimento de um produto, serviço ou estudos de viabilidade, análises, comparativos, etc. 

Faz parte do TFC, a introdução, onde  é incluso a contextualização do trabalho, tema, delimitação do tema, problema de pesquisa, justificativa e objetivos. Na sequência é apresentado um referencial téorico baseado na pesquisa de outros autores; Depois, o estudante traz a Metodologia,  que são os passos de como foi desenvolvida a pesquisa; Nos Resultados, os autores apresentam os resultados e discutem com base em estudos anteriores e na Conclusão, são apresentadas as principais descobertas. Ainda, são inseridas as referências bibliográficas, onde é mostrado os trabalhos pesquisados e suas fontes.

Os TFCs possuem um professor orientador que acompanha o estudante no desenvolvimento deste trabalho. Após a conclusão, o trabalho é apresentado para uma banca avaliadora, composta por outros dois professores, que possuem alguma relação com o tema apresentado, a fim de realmente avaliar, contribuir com sugestões e aprovar ou não o TFC. 

 

Quem gosta de saber o que se produz na vida acadêmica de um estudante, pode acessar os TFCs já realizados, de diversos Cursos da FAHOR, disponíveis neste link:  https://fahor.com.br/publicacoes2/87-tfcs 

Em breve as monografias produzidas nos TFCs deste semestre também estarão disponíveis para leitura, no mesmo link.

 

Para ver as fotos das Bancas, clique aqui.

n 1043