A disciplina de Projeto de Instalações Industriais, ministrada pela professora, engenheira de produção, Eliane Garlet, passou a ser executada como projeto de extensão, neste semestre. Esse projeto teve como base, desenvolver uma proposta de melhoria a partir da análise de plantas industriais de empresas da região.

Neste semestre, foram escolhidas empresas que estão em processo de mudança e/ou instalação de um novo ambiente fabril, permitindo aos estudantes, contribuir de forma prática com as empresas, levando conhecimento e suas análises de acordo com cada perfil empresarial e ramo de atuação.

A professora Eliane explica que durante a disciplina são estudados conceitos variados que impactam no gerenciamento da produção, ou seja, um projeto de instalação precisa observar uma série de aspectos, desde compreensão do fluxo produtivo, conhecer os tipos de layout, viabilidade técnica e econômica da empresa, ergonomia, segurança do trabalho, estrutura e tipo de construção, materiais utilizados na parte elétrica, hidráulica e de construção civil, bem como suas demandas relacionadas à logística, localização da empresa, e é claro, o bem-estar dos colaboradores, entre outros.

Para desenvolver o projeto, os estudantes se dividiram em grupos e passaram a visitar as empresas a fim de conhecer seu funcionamento, necessidades, desde o ramo de atuação, os processos, equipes, setores, layout, visão de futuro e a partir dessa análise, propuseram melhorias para cada uma das empresas observadas, com o intuito de garantir o funcionamento do estabelecimento, com eficiência dos processos de produção. 

A socialização dos resultados foi realizada na Mostra de Maquetes, onde os grupos apresentaram de forma oral todo a proposta desenvolvida, ilustrando os ambientes e estruturas para que fosse possível uma melhor visualização dos projetos. Estudantes, professores e egressos acompanharam a Mostra de Maquetes, avaliando e também contribuindo com questionamentos e novas observações sobre as sugestões dos estudantes.

n 1045 1

n 1045 2