n 1047 3

Antes de encerrar ao no de 2022, uma live foi realizada para apresentar o projeto que está sendo em Horizontina, para melhorar a mobilidade urbana e revitalizar alguns espaços urbans do município. A live contou com o apoio da FAHOR e foi organizada pela Associação Comercial e Industrial de Horizontina- ACIAP, Prefeitura Municipal juntamente com o Departamento de Trânsito, Câmara de Vereadores, a equipe responsável pelo projeto, do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, de Curitiba.

A abertura e mediação da live foi realizada pelo presidente da ACIAP, Kléryston Segat, contou com a participação do vereador Rafael Godoy, representando o Legislativo, o diretor Sedelmo Desbessel, representando o CFJL e a FAHOR; o prefeito Jones Cunha; 

O prefeito destacou a necessidade de  melhorar o trânsito e a mobilidade de forma geral no município de Horizontina, que fosse um projeto bem planejado, com diagnóstico e construído com diversas lideranças, entidades e, a partir de agora, torna-se mais aberto, onde a comunidade também possa conhecer e avaliar as propostas. “Lembro que é um projeto em construção, a partir de um diagnóstico realizado e com planos que absorvem as necessidades futuras. Não apenas das necessidades de hoje, mas do futuro da nossa cidade”, comentou Cunha.

O plano foi apresentado pelos arquitetos e consultores do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados,  Paulo Kawahara e Elói.  Os profissionais destacaram que o projeto consta com um diagnóstico, que contempla uma visão da realidade, contextualizando a situação  de Horizontina quanto às suas questões  ambiental, de desenvolvimento, sociais, urbanística e turística,  já entregue à Prefeitura  e a proposta de soluções, que está sendo construída e pode ter alterações a partir da participação da comunidade e entidades.

Os pontos  principais apresentados são a melhoria no fluxo de veículos em aproximadamente 15 pontos na cidade, inclusão de ciclovias para ligar centro, bairros e outros locais mais distantes como FAHOR, John Deere; inserir vias de mão única, passeios maiores e alterações em estacionamentos para atrais as pessoas, para que usufruam dos ambientes, valorizando vitrines, com ajardinamento e com fluxo melhor, tanto para veículos como para pedestres.

n 1047 2

Outras sugestões, estão a criação de praças e atrativos para o bem-estar, inclusão de bancos, aparelhos de ginástica, brinquedos, próximos de ambientes já existentes bem como criação de espaços para o convívio em comunidade, feiras e outros eventos em lugares estratégicos. Uma Rua Coberta, está prevista em frente à Prefeitura, onde hoje já abriga diversos eventos sociais e culturais, com melhoria dos acessos no trânsito, especialmente no Centro. 

Melhorias no Parque de Exposições e inclusão de Auditórios, lagos e organização do espaço para receber feiras e eventos de diversos portes estão nas sugestões apresentadas, incluindo trilhas e aproveitamento da área verde, com melhorias na infraestrutura também.

n 1047 4

 

A live com os detalhes do projeto pode ser vista a qualquer momento, no vídeo abaixo, no YouTube.