Um artigo publicado por professores e estudantes de Engenharia Mecânica da FAHOR apresenta os custos e benefícios e a importância da manutenção preventiva em sistemas de transmissão automático e manual, em camionete Toyota Hilux. O estudo é uma fonte de informação para donos de veículos no momento de fazer a escolha por um ou outro tipo de câmbio ou ainda, na hora da manutenção, com alguns itens importantes a serem observados.

O artigo  conceitua as transmissões automotivas, diferenciando a manual da automática, explica o funcionamento, demonstra uma troca de óleo das transmissões e, por fim, apresenta uma matriz comparativa entre as transmissões, comparando os pontos fortes de cada uma, auxiliando os condutores na hora de adquirir um veículo. 

Quem está pensando em viajar ou trocar de veículo pode acompanhar a leitura completa do artigo, que está na publicação Conselho em Revista, editada pelo CREA-RS em sua versão digital.

Clique aqui e acompanhe o estudo realizado pelo estudante Diogo Leal Reske e pelos professores  Francine Centenaro Gomes,  Geovane Webler e  Rafael Luciano Dalcin. 

 

n 0003