n 0004

O Dia Mundial da Fotografia é celebrado no dia 19 de agosto em virtude da apresentação pública do Daguerreótipo na Academia de Ciências da França, Paris, em 1839. Mas, no Brasil, a data é celebrada em 8 de janeiro, que seria o dia da chegada do Daguerreótipo ao país, em 1840. E, aproveitamos esse dia para falar sobre Fotografia, com o fotógrafo Christian Renan, que está investindo nesse setor em Horizontina e conta com o apoio do Horizonte Ambiente Empreendedor para alcançar suas metas profissionais.

O fotógrafo Christian Renan conta que sempre gostou muito de rever fotos antigas, fotos de família e arquiteturas, e imaginar o que se passava no momento daquela foto, quais eram os sentimentos e como as pessoas estavam no momento daquele click, eternizado pelas lentes de uma câmera. 

“Quando me mudei pra Balneário Camboriú, um dos meus colegas de trabalho era fotógrafo e me emprestou uma revista de fotografia, onde comecei a entender do que se tratava essa arte. Ali percebi que poderia ser eu, o responsável pelas fotos que as pessoas veriam alguns anos depois”.

 Ele começou registrando paisagens e quando conheceu a esposa Alana, passou a fotografar pessoas, e fazer outros ensaios. “A empresa Christian Renan Fotografia surgiu com a ideia de registrar aquilo que importa para o cliente, com a melhor qualidade possível, fazendo com que o momento do ensaio ou evento seja leve e divertido, mas que acima de tudo cumpra a sua função, que é a de eternizar esse momento de forma profissional. Buscamos o auxílio da HAE pois entendemos que para se posicionar nesse ramo, e em qualquer outro, precisamos não somente saber fotografar, mas também agir e pensar como um empresário, coisa que eu nunca havia pensado ser, e não fazia ideia de como começar. Contar com a experiência de quem já passou por isso e entende do assunto, sem dúvidas, foi um divisor de águas para o nosso estúdio”, conta Christian.

Desafiados primeiramente pelo alto custo dos equipamentos fotográficos, outro desafio é estabelecer um nome de confiança em uma cidade pequena como Horizontina, onde a tradição sempre fala mais alto. “Ainda não chegamos onde desejamos, mas acredito que estamos no caminho certo!”, aposta. Para ele, a fotografia é a garantia de que aquele momento vivido ficará registrado para sempre, e  que a história não se perderá com o passar do tempo!

n 0004 3

Nas fotos, as primeiras fotografias de paisagens em Balneário Camboriú, uma foto de Christian e outra com a parceira da empresa

e da vida, Alana.

n 0004 1