Escolher um curso de graduação vai muito além de ter uma formação profissional. É escolher pelas diversas oportunidades que o conhecimento e as vivências do ensino superior trazem a quem se permite esse investimento.

Escolher uma graduação é investir tempo, dedicação, persistência para si mesmo e também para a sociedade, pois os resultados são absorvidos por quem faz essa escolha, mas também gera impactos positivos a cada descoberta e a cada solução que desenvolve.

A engenheira ambiental e sanitarista Laís Teixeira Bins, graduou-se em 2008, em Santa Maria e durante a faculdade, ao participar dos programas de pesquisa, se identificou pela carreira acadêmica, e foi amadurecendo a ideia de fazer Mestrado, Doutorado.

Ela conta que desde o ensino médio se identificava com as disciplinas da ciência exatas, e sempre pensou em cursar alguma engenharia. “Quando li sobre a Engenharia Ambiental me chamou bastante a atenção por ser conhecida como um curso do futuro, estar em contato com o meio ambiente e também poder analisar problemas,  e trazer novas soluções para área ambiental”, afirma a professora. 

“No último ano de faculdade, em 2012, fui amadurecendo a ideia de continuar estudando, e assim, fiz o Mestrado em Engenharia Ambiental na UFSM, sempre pensando também em seguir na área ambiental. E foi no Mestrado que fui amadurecendo a ideia de ser professora e também poder seguir como pesquisadora, participando de projetos de pesquisa”, explica Laís.

Contudo, ao finalizar o Mestrado e ter que decidir pelo início do Doutorado, pensou que deveria ter mais experiências práticas como engenheira ambiental, para ser uma boa professora. Dessa forma, fez um concurso para Fiscal Sanitário, na cidade de Dr. Maurício Cardoso, onde trabalhou dois anos e meio. “Ali, aprendi muito sobre as leis sanitárias, fiscalização e gestão pública, mas ainda não estava satisfeita, faltava algo para me realizar como profissional e assim larguei o cargo de fiscal para seguir estudando. Compartilhar as minhas experiências e conhecimento com os alunos, é algo que me faz feliz, e eu também queria seguir como pesquisadora, que também é algo que me motiva, e é onde descobri o meu propósito de vida”, afirma.

Ela escolheu cursar Doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental no Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ao findar 2022, completou 10 anos de formada em Engenharia Ambiental e Sanitária e conquistou o tão sonhado título de “Doutora”, trabalhando como docente do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da FAHOR.

“Estudar recursos hídricos e saneamento é a área onde mais me identifiquei durante todos estes anos e me motiva muito. Estou muito feliz com essa conquista, com o aprendizado e por poder trabalhar como docente, pesquisando, estudando e ensinando, agora na FAHOR, que abre novas possibilidades de conhecimento nessa área que ainda precisa ser desenvolvida na nossa região”, destaca Laís. 

n 0009

Na foto da defesa do Doutorado, Laís está ao lado do seu orientador, Prof. Dr. Olavo Correa Pedrollo (UFRGS/IPH) e ao lado dele, está o Prof. Dr. Guilherme Oliveira (UFRGS). Junto do prof. Guilherme, Dr. Gean Paulo Michel (UFRGS/IPH), e Dra. Vanessa Sari (UFSM) compuseram a banca. Foi coorientadora, a professora Dra.Nilza Maria dos Reis Castro (UFRGS/IPH).