A qualidade dos alimentos é uma das condições essenciais da saúde e deve ser assegurada pelo controle eficiente da manipulação em todas as etapas da cadeia alimentar.

Dessa forma, supermercados, lancherias, açougues, confeitarias, restaurantes, entre outros ambientes de fabricação de alimentos precisam obedecer às boas práticas na manipulação de alimentos, já que os procedimentos incorretos podem causar doenças transmitidas por alimentos e água (DTA).

 De acordo com a Biblioteca do Ministério da Saúde, os sintomas das DTA variam de acordo com o organismo ou a toxina encontrada no alimento. “Os sintomas mais comuns das DTA são vômitos e diarréias, podendo também apresentar dores abdominais, dor de cabeça, febre, alteração da visão, olhos inchados, dentre outros”.

Tendo em vista a diminuição de riscos de contaminação e para melhorar o padrão de qualidade dos alimentos, foi criado o Curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos com o intuito de capacitar os participantes sobre os melhores procedimentos.

NA FAHOR, o Curso de Boas Práticas é reconhecido pela Vigilância Sanitária sendo que o conteúdo, carga horária e certificação estão em conformidade com a Portaria n° 78/2009.

n 0015

No conteúdo do Curso estão incluídos temas como: microbiologia dos alimentos, contaminantes alimentares; doenças transmitidas por alimentos; pré-preparo, preparo, porcionamento, conservação; destino das sobras; Controle da qualidade da água de abastecimento; Controle integrado de pragas;  Controle da saúde dos manipuladores; higiene do ambiente, utensílios e equipamentos; Higiene pessoal e comportamento no trabalho; Contaminação cruzada; alimentos crus e cozidos; Manejo de resíduos (lixo); Regras para visitantes e documentação da qualidade (Manual e POPs).

De acordo com a professora Claudia Verdum Viegas, coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR, saber manipular alimentos de maneira correta, nos serviços de alimentação e nas indústrias, é uma questão de saúde e higiene. “Os funcionários de indústrias de alimentos, restaurantes, lanchonetes, e outros serviços de alimentação precisam realizar esse curso e suas reciclagens para atender exigências da legislação de alimentos. Portanto, quem busca uma colocação nesse setor, esse curso é fundamental”, afirma a professora.

Interessados em conhecer o Curso podem clicar aqui e também se inscrever para a próxima Turma.