00 n17

 

Durante os dias 01 e 05 de março, nossos estudantes da Faculdade Horizontina/FAHOR, integrantes da equipe BAJA SINUELO, participaram da Competição BAJA SAE BRASIL em São José dos Campos em São Paulo. 

Entre as 67 equipes participantes de Universidades e Faculdades espalhadas pelo Brasil, os estudantes do Noroeste do Rio Grande do Sul, obtiveram o 4º lugar geral na 28° Competição na etapa Nacional. Além disso, a equipe consagrou-se com o 2° lugar na prova Enduro com o mesmo número de voltas que o 1° lugar,  4ª na prova Super Prime. Em  provas de Tração, Dinâmica e Suspensão garantiu a 5° posição, 7° lugar na prova de Suspensão e a 9ª colocada na prova de Manobrabilidade.
O piloto do carro Baja Sinuelo, Luiz Henrique Herrmann, que está se formando em Engenharia Mecânica, teve a primeira experiência como piloto na competição na prova de Enduro, em 2022, onde naquela garantiu a 12ª Colocação Geral. Desde então, continuou com a equipe aprimorando os estudos, projetos, unindo teoria e prática com ajustes e testes no carro físico. 

 

“Na competição Sul, eu tive a experiência de pilotar o carro em toda competição, nas provas dinâmicas e no Enduro, onde ficamos no 3° lugar Geral. E agora, também tive a oportunidade de pilotar no Nacional em 2023”, ressalta o jovem piloto de 25 anos.

 

O  atual capitão da equipe, Maicon Winter, relata que 2020 na Pandemia foi o momento de aprimorar o projeto, enquanto que em 2021 os testes iniciaram. A primeira competição veio então no ano de 2022, garantindo a 12ª colocação entre 69 equipes participantes, além de atingir o 3° lugar de 17 equipes na Competição Sul. O estudante de Engenharia Mecânica, frisa que após muito esforço a equipe conseguiu consolidar-se atingindo grandes resultados, com a melhor posição desde a criação do BAJA FAHOR. 
O projeto do carro iniciou em 2020, desde então os “bajeiros” vem projetando, validando e trabalhando para o resultado que atingiram nesta última competição.
Neste ano, o capitão se despede da equipe e ressalta que a passagem pelo BAJA SINUELO, fez total  diferença para o aprendizado enquanto esteve na graduação.

 

“Não tenho dúvidas também, que essa participação pelo BAJA, fez com que eu conseguisse terminar a minha graduação já dentro de uma empresa, trabalhando no ramo que estava estudando e eu recomendo a todos que puderem já no 1° semestre entrar na equipe, para extrair muito aprendizado, não só para a graduação mas também para a vida pessoal”, finaliza Maicon.

 

Os integrantes do BAJA SINUELO, foram recepcionados em grande estilo pela comunidade horizontinense, familiares, amigos e funcionários da FAHOR/CFJL, na tarde desta última terça-feira (06). Os grandes resultados são o reflexo de todo esforço e dedicação dos nossos jovens alunos, a FAHOR está imensamente orgulhosa dos bajeiros e bajeiras que enfrentam este desafio com grande louvor.