As atividades do projeto aprovado pelo programa INOVA RS, já iniciaram na FAHOR. A Instituição foi contemplada com recursos do Programa Estadual para a estruturação de um ambiente físico e digital de fomento à inovação no setor eletrometalmecânico da Região Noroeste/ Missões.

Denominado “Laboratório de Inovação”, o espaço visa estimular e fortalecer a cultura inovativa, para construir soluções criativas e inovadoras, proporcionando experiências de alto valor com metodologias ágeis, criativas, colaborativas e de integração dos diferentes agentes de inovação com foco no setor eletrometalmecânico.

O projeto é coordenado pelo professor, administrador Jonas Silva e tem o apoio de dois bolsistas, Letícia Freddo, formada em Engenharia Ambiental e Sanitária e Mestranda em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis, e o gestor público Jean Pierre, Mestre em Desenvolvimento. O grupo está elaborando atividades e ações de difusão da inovação, com o intuito de enfrentar as barreiras da inovação, para construir um ambiente para estimular a cultura da inovação para o setor eletrometalmecânico. Entre as barreiras, apontadas no projeto estão: a “falta de cultura de inovação” nos diversos níveis das empresas do setor, habituados a reproduzir processos padronizados, prestando serviços e produzindo peças para as grandes montadoras; a  “falta de tempo” imposta pela necessidade de resolver pequenos problemas do dia-a-dia, com dedicação total às operações regulares; e,  a barreira dos “recursos escassos”, que reduz drasticamente a criação de espaços para inovar nas empresas.

Para isso, esse projeto vai desenvolver entre os atores do ecossistema, em especial as lideranças empresariais, o conhecimento quanto a forma de utilização integrada e colaborativa dos recursos tecnológicos e humanos disponíveis na região para desenvolver soluções inovadoras.

Dessa forma, será estruturada uma plataforma em ambiente virtual para a gestão de desafios de inovação (hackathons) de forma contínua, no formato “banco de demandas” de inovação, integrando empresas demandantes do setor eletrometalmecânico, inovadores autônomos e mediadores metodológicos.

Outro objetivo do projeto é proporcionar aos empresários e demais partícipes no setor metalmecânico, a vivência e uso do Laboratório de Inovação e da plataforma de desafios para desenvolver soluções inovadoras para problemas identificados pelas empresas, integrando ainda mais a ciência, a tecnologia com a realidade das nossas cidades, contribuindo para o desenvolvimento e novos negócios.

Encontro Regional do INOVA RS

Para que toda a região possa conhecer mais sobre o projeto, formas de participação e integração entre empresas e a instituição de ensino, o grupo fará uma apresentação para lideranças municipais e empresariais da região, na sexta-feira, dia 24 de março, às 8h30min, no Auditório do Campus da FAHOR. 

 

n 0017

                      Equipe que está desenvolvendo as primeiras etapas do projeto na FAHOR: Letícia, Jean e o professor Jonas Silva