n 0024 2

A Declaração do Imposto de Renda- Pessoa Física em 2023 já pode ser feita e tem prazo até 31 de maio de 2023 para ser enviada. Ano passado, o imposto de renda completou 100 anos de existência e esse recurso  financia a saúde, educação, segurança e inúmeros serviços públicos prestados aos brasileiros.

E, desde 2019, a FAHOR oferta o Curso de Declaração do IRPF, a todos os interessados em aprender mais sobre a Declaração, a entender as melhores maneiras de declarar, evitando erros, multas na chamada malha fina.

“Cair na malha fina” significa que a Receita Federal encontrou inconsistências na sua declaração anual – sejam valores incorretos, rendimentos omitidos, informações cadastrais erradas, ou ainda, ter  sua restituição do imposto retida por falta de documentos que comprovem as informações declaradas.

Durante o Curso realizado, mais de 20 pessoas acompanharam os ensinamentos do professor Jacob Mayer, que possui grande experiência na área contábil. Os participantes puderam compreender quais os documentos necessários, onde encontrar os comprovantes de renda e de gastos a fim de informar corretamente seus rendimentos. 

Contudo, nem todos os cidadãos são obrigados a declarar, por isso é importante observar os enquadramentos, ou seja, quais os critérios para a obrigatoriedade da Declaração. Aqui no site da Receita Federal você pode conferir a sua situação e se precisar de um auxílio, busque por pessoas que estejam preparadas para lhe auxiliar nessa tarefa.

n 0024 1