n 0028 1

 

Conhecer a gestão da produção industrial é conhecer inúmeros processos e área do conhecimento, pois envolve planejamento, organização e controle da produção, seja  de bens ou serviços.

Nesta linha, o profissional que visa trabalhar como gestor ou gerente industrial necessita dominar várias áreas, independente do tamanho da empresa. E, para explicar os caminhos para os jovens profissionais seguirem para tornarem-se gestores, a professora Eliane Garlet convidou o egresso da FAHOR, engenheiro Mecânico Ringo Richter, para compartilhar sua trajetória profissional, na disciplina de Gerência da Produção.

Ringo é formado na FAHOR em 2012 e teve diversas experiências profissionais, ainda enquanto estudante. Após a formatura, mudou de cidade, de estado e até  fora do país, e, por muitos anos trabalhou numa multinacional, como engenheiro pleno. Mas, buscava uma outra área de atuação, a de gestão.

“Na empresa anterior que trabalhei, busquei me desenvolver em habilidades que eu não tinha, pois não liderava equipes. E, as vagas nessa área, exigiam conhecimento em liderança. Então, fiz o curso e consegui uma promoção como supervisor.  E foi assim, que consegui melhorar o meu currículo, obter experiência, gerenciando outros setores e depois, buscar outras oportunidades como gerente”.

Ele relatou que precisou aplicar muitos conhecimentos que aprendeu durante a Faculdade e que na época, não valorizava, como a disciplina de custos e de gestão de pessoas. “Os relacionamentos que você constrói desde a faculdade, com seus superiores em estágios, colegas de trabalho, tudo isso impacta na carreira profissional. Como gerente, você precisa ver o todo, precisa entender que a logística, os impostos, a sua equipe, vai impactar nos resultados, na produtividade da sua empresa. E também, a forma como você lida com as diferentes situações no dia a dia”, destacou.

Richter conta que atualmente, ele gerencia seis áreas que envolvem a produção industrial, desde custos, PCP, engenharia, logística, qualidade e, mesmo com sua experiência, precisou estudar e rever conhecimentos, para poder avaliar, analisar e tomar decisões no novo cargo.

A professora Eliane destaca que a participação de pessoas que estão atuando nessa área abordada na disciplina é muito importante. “Com isso o estudante pode  perceber as conexões entre os conceitos e como se aplicam para resolver as necessidades das empresas no dia a dia, além  de identificar as diferentes áreas de atuação e cargos que os cursos de Engenharia podem proporcionar”, destaca a professora.

 n 0028 2