Depois de muitas noites de planejamento, estudos e testes, os estudantes de Engenharia realizaram a última etapa de uma Competição de Pontes de espaguete, na noite de segunda-feira, 3 de abril.

Organizada pelo professor Rafael Dalcin, na disciplina de Materiais para a Engenharia, a turma foi desafiada a usar seus conhecimentos em diversas áreas da engenharia, como cálculos, física, geometria, resistência de materiais, entre outros, para construir as pontes, utilizando alguns materiais específicos e respeitando um regulamento.

A Ponte de Espaguete deveria ter no máximo 650 g, deveria ser usado  macarrão do tipo espaguete e colas epóxi e de silicone, capaz de vencer um vão livre de 1 m, não podendo ser divisível nem ter encaixes.

n 0032

 

De acordo com o professor, o objetivo da atividade foi aplicar conhecimentos básicos de Materiais para resolver problemas de Engenharia; utilizar softwares, projetar sistemas estruturais simples e comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita e também desenvolver habilidades de trabalho em equipe.

Antes da realização dos testes de carga das pontes, cada grupo apresentou uma estimativa do valor da carga de colapso de sua ponte. Os testes de carga inicial a ser aplicados foram de 2 kg. Ao final, os grupos alcançaram as seguintes marcas: 1° Lugar: 31,120 kg e não rompeu (está de amostra no Centro Administrativo),  2° Lugar: 11,73 kg, 3° Lugar: 7,45 kg, 4° Lugar: 7,36 kg, 5° Lugar: 5,84 kg e 6° Lugar: 5,63 kg.

n 0032 2

n 0032 1

Este grupo alcançou uma carga de 31,120 Kg na sua Ponte de Espaguete, sem romper.