A FAHOR, a RED CIDIR, o CRA-RS, com apoio de diversas entidades regionais, nacionais e internacionais lançam no dia 18 de abril, às 19 horas, no Auditório da Faculdade, em Horizontina, RS, Brasil, um conjunto de eventos sobre desenvolvimento, integração internacional, inovação, empreendedorismo, engenharias e economia, que ocorrerá de 20 a 23 de junho de 2023.

Neste ano, a FAHOR sediará junto com a tradicional SIEF - Semana Internacional de Engenharias e Economia e o Seminário de Inovação e Empreendedorismo da FAHOR, outros dois grandes eventos itinerantes, que são promovidos por entidades das quais a instituição é membro: a 11ª edição do Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, organizado pela RED CIDIR – Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional e a 3ª edição do Simpósio Internacional de Inovação na Educação, organizado pelo CRA-RS – Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul. E, uma novidade, é o SIEF Teen, que busca promover a pesquisa e a inovação entre os estudantes de ensino médio da região. Esses eventos serão realizados concomitantemente de 20 a 23 de junho, em Horizontina, RS. 

No lançamento deste conjunto de eventos, dia 18 de abril,  serão apresentadas as principais atividades já programadas, bem como as datas de inscrições, os palestrantes e temas, bem como informações sobre as visitas técnicas, exposições, dentre outras atrações.

Para este lançamento, são esperados estudantes e também empresários, patrocinadores e apoiadores dos eventos, que poderão acompanhar também, a palestra “Ganhando dinheiro hoje e no futuro: a teoria das restrições e suas aplicações”, com a participação do professor Daniel Pacheco Lacerda, que é Doutor em Engenharia de Produção, coordenador do programa de Pós-graduação da Unisinos, vice-presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção, pesquisador e com grande volume de publicações na área da Engenharia.

n 0034

O SIEF é um evento que visa estimular empreendedorismo e inovação a partir de encontros,  palestras, painéis e apresentação de trabalhos. Neste ano, contará com a participação e apresentação de trabalhos científicos de instituições de ensino superior da Europa e América Latina, com a realização do Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional e, trabalhos de iniciação científica de jovens e adolescentes na primeira edição do SIEF Teen. Além disso, o Simpósio Internacional de Inovação na Educação, trará reflexões e conhecimentos para professores, coordenadores e estudantes aprimorarem suas práticas.

Este conjunto de atividades também traz oportunidades de networking com atrações musicais e área gastronômica. Os participantes poderão conhecer e realizar novos negócios através de exposição, visitas técnicas, painéis, relatos e trocas de experiências entre profissionais e acadêmicos da área. Os eventos ocorrerão entre os dias 20 e 23 de junho de 2023.

A Red Cidir - Rede de Cooperação Interuniversitária  para o Desenvolvimento e Integração Regional constitui  -se em um sistema aberto de relações entre universidades ibero-americanas cujo objetivo é através da geração de espaços de reflexão e construção coletiva promover:  o intercâmbio de conhecimento, a promoção de educação e desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais;  a fim de gerar instrumentos e desenvolver ações que contribuam para aumentar o impacto que as atividades universitárias têm no desenvolvimento de suas regiões.