O egresso da FAHOR, engenheiro de Produção Cassiano Bitdinger participou da aula ministrada pela prof. Eliane Garlet, que apresenta os Sistemas de Gestão da Qualidade. Um dos temas abordados é o APQP- PlanejamEnto Avançado da Qualidade do Produto, que possui 5 fases para elaborar esse planejamento.
Um dos pontos importantes desse planejamento, é contatar com o cliente, para que se entendam as necessidades. A segunda etapa é o projeto de produto, depois o projeto do processo de fabricação, seguido pela etapa de validação e por último, a análise  de melhorias, antes do lançamento de um produto.

 

O engenheiro Cassiano atua numa multinacional e trouxe para dentro de sala de aula como esses conhecimentos são aplicados na rotina dos engenheiros e das empresas. O APQP é uma das ferramentas da qualidade, na elaboração de um novo produto.
“Importante ressaltar que o setor de Qualidade não trabalha sozinho, ele depende de toda a linha de produção, desde o contato com o cliente, fornecedores, colaboradores, para obter um ótimo produto”, destacou o engenheiro.
A estudante de Engenharia Química da FAHOR, Júlia Amadori, destacou que o egresso trouxe muitas ferramentas que se aprende em aula e foi possível ver como são usadas na realidade. “Ele comentou especialmente sobre a importância de trabalhar com colegas e como funciona a interação entre setores na empresa. A realidade que ele nos trouxe é relacionada à fábrica de peças e de produtos provindos da indústria metalúrgica, mas não só sobre o setor da qualidade, mas também, pintura, segurança, meio ambiente, planejamento do produto. Trouxe também as etapas de qualidade de peças, como inspeções e planos de controle, bem como revisões finais e ações de contenção. Conseguimos aproveitar bem a conversa ao falar com um colega egresso da nossa faculdade", disse.
 

Para Luiza Pradebon Fronza, estudante de Engenharia de Produção, foi possível compreender como o uso de ferramentas adequadas podem auxiliar na garantia de qualidade dos processos e produtos dentro de uma empresa. “Além do conhecimento que adquirimos sobre o Planejamento Avançado da Qualidade do Produto, o tema teve ligação direta com o componente curricular de Sistemas de Gestão da Qualidade, o qual é essencial para a gestão de processos, bem como, para a satisfação dos clientes. Afinal, como dizia o Pai da Qualidade, Joseph Juran: “O planejamento de qualidade consiste em desenvolver os produtos e processos necessários para atender às necessidades do cliente”, destacou.

 

n 0036