1

 

Na noite desta terça-feira 18 de abril, foram lançados 5 grandes eventos e parte da programação especial de 20 a 23 de junho, que terá por sede a FAHOR. O conjunto de atividades tradicionalmente conhecidas como SIEF neste terá ampliada a abrangência, a importância e a programação, com a realização da 11ª edição do Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional, promovido pela RED CIDIR, a 3ª edição do Simpósio Internacional de Inovação na Educação, promovido pelo  Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, através das Câmaras de Relações Internacionais, Câmara de Inovação e Câmara de Ensino e ainda, do SIEF Teen, promovido pelo CFJL. 

O SIEF que é a união da Semana Internacional de Engenharia e Economia e o Seminário da Inovação e Empreendedorismo da FAHOR terá a partir deste ano uma super novidade, que é o SIEF Teen, realizado com apoio do Centro Tecnológico Frederico Jorge Logemann - CFJL para promover a inovação, o empreendedorismo e a iniciação científica aplicada, entre os estudantes de ensino médio de escolas públicas e comunitárias da região.

 

O Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento e a Integração Regional é realizado a cada 2 anos, itinerante entre os países e as Instituições membro. Trata-se do maior evento da Red Cidir, que congrega 24 Faculdades e Universidades de 7 países e foi fundada há 16 anos pela FEBAP – Federação Econômica Brasil Argentina e Paraguai. Além de ser um espaço para apresentação de trabalhos científicos é uma oportunidade para debates de temas no entorno do desenvolvimento e a inovação, através da integração e  da cooperação internacional. 

 

Na abertura do lançamento, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, saudou os presentes, o Presidente Internacional da RED Cidir e Reitor da Universidade Gastón Dachary, da Argentina, Luiz Enrique Lichowski, enalteceu a participação da FAHOR nesta grande rede internacional, o Diretor da Fema e representante da Câmara de Internacionalização do CRA, professor Antônio Ternes, destacou a trilha de 4 palestras sobre inovação na educação. O professor Edemar Rotta, da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, juntamente com o prof. Geovane Webler, da FAHOR, destacaram o trabalho da Comissão Científica internacional, que está promovendo e também selecionará os trabalhos que irão para as revistas, o livro e os anais que reunirão os artigos e resumos. O vice-diretor da FAHOR e Coordenador da Rede Internacional de Ambientes de Inovação da Red Cidir, Marcelo Blume, destacou a oportunidade de estudantes, empresários, executivos, profissionais de tantas instituições e lugares estabelecerem contatos e relacionamentos. Por último o Coordenador geral do evento, professor Maicon Hammes apresentou a programação, que terá mais de 25 palestrantes e painelistas nacionais e internacionais, visitas técnicas, reuniões internacionais e momentos de networking entre os participantes.

 

A palestra de abertura, no dia 21 de junho, será com o jornalista, escritor e professor, Fabricio Carpinejar, que falará sobre educação, inovação e empreendedorismo, na palestra: Conexão com Sensibilidade.
Após o lançamento dos eventos e apresentação da programação, o público acompanhou a palestra do professor Dr. Daniel Pacheco Lacerda que apresentou as aplicações práticas sobre a Teoria das Restrições e seus impactos na geração de receitas, pelo aumento da produtividade nas indústrias e empresas de prestação de serviços. 

 

Acompanharam o lançamento de forma presencial, os estudantes da FAHOR, empresários e parceiros do evento e de forma online, estudantes e professores das 22 IES integrantes da Red CIDIR, de 7 países.
As inscrições para o evento já estão abertas e podem ser feitas pelo site fahor.com.br e quem quiser assistir a palestra, pode acessar o vídeo completo no canal da FAHOR, no YouTube.

 

4

3

2

5

6

7