Nessa semana encerrou-se mais uma disciplina de Inovação e empreendedorismo, ministrada pelo professor, administrador Jonas Silva. Os estudantes reuniram-se em grupos de diversos cursos da instituição para desenvolver soluções a partir de um tema livre, à sua escolha.

Os estudantes passaram por diversas etapas de ideação, design thinking, entre outros conhecimentos, buscando com os mentores, melhorar o que era apenas uma ideia. NO decorrer do semestre, com pesquisas, problemas e criatividade, foi possível criar algumas soluções para situações vividas em parte pelos estudantes, no seu dia a dia e outras de forma a atender a comunidade, variando de soluções para o turismo até equipamentos para indústrias.

 Entre os projetos apresentados, o grupo Terra Soluções, composto por Ana Luísa Motta, Matheus Colla, Paola Jaqueline Sinhorini e  Saul Schuster Luft trabalharam em soluções para minimizar o problema relacionado aos acidentes de trabalho, já que “15% dos acidentes de trabalho no Brasil, de 2012 a 2021, ocorreram por máquinas e equipamentos”. O grupo sugere um sistema de identificação de circulação pessoas, máquinas e equipamentos por aviso sonoro e com emissão de luz ao se aproximarem do sensor, em entradas e saídas de empresas.

Já a equipe SkillPro, composto pelos estudantes Gabriel Weis, Eduardo Tuzzin, Camilly Limana e Igor Garlet, buscaram atender às dificuldades de encontrar pessoas capacitadas para atender pré-requisitos, com experiência equilibrando o Custo e Tempo para treinamento, em pequenas empresas. Diante disso o grupo sugere desenvolver uma plataforma de vagas de emprego, permitindo assim que empresas publiquem oportunidades de trabalho e pessoas se candidatem a essas vagas. E, oferecendo uma qualificação direcionada para cada vaga, garantindo assim que os candidatos tenham habilidades e qualificações necessárias.

A equipe da Mr. Office: Solução para Eventos, composto pelos estudantes Isadora Gomes, Tiago Riffel Ullmann,  Guilherme Hupfer e Henrique Proes Gerhardt buscou uma solução para facilitar o cotidiano de empresas que precisam de agilidade na realização do seu evento e treinamentos. Assim, oferecem uma Infraestrutura digital e de marketing completa;  controle de convites, presenças e certificados;  Diversas opções de locais, ideias e atrações para os eventos.

O grupo de estudantes Eduardo Reghelin, Júlia Mattiazzi, Lucas Pinheiro e Mateus Baumgarten  integram o grupo Noroeste Tour, com o objetivo de criar soluções para a baixa exploração turística da região, a pouca variedade de entretenimento em nível regional, pouca infraestrutura e encarar o desafio de estar fora de uma rota estabelecida e conhecida. 

 

Para isso, o grupo sugere desenvolver uma infraestrutura turística, com marketing e promoção da região,  integração com a comunidade local e parcerias estratégicas com negócios locais, oferecendo roteiros culturais, recreativos e personalizados.

A equipe da Kommerce Consulting, composto por Douglas Frey, Cleison  Schweigert, Jéssica  Luana Almeida  Da Silva e Lucas Henrique Engeroff, encontraram uma solução capaz de conectar jovens recém formados/universitários que buscam oportunidades vinculadas com sua formação e empresas que necessitam de profissionais especializados para realizar serviços com preços mais acessíveis. Dessa forma, a empresa se sustentaria por meio de  uma cobrança de 3% por negociação, em cada contrato.

O grupo composto pelos estudantes Mateus Ferreira, Luciano Lottermann, Matheus Gollmann, Gabriel Fleck e Guilherme Godoy, criaram uma solução para a gestão de Pneus em veículos pesados. O objetivo é desenvolver um controle automatizado para gestão de pneus, tendo em vista um melhor acompanhamento para o proprietário, além deste conter avisos conforme hodômetro para agendar suas manutenções preventivas e com rastreamento via satélite.

Os estudantes Diéferson Maciel, Miguel Feltraco, Pedro Alexandre da Silva, e Ricardo Gabriel Tramm, observaram alguns problemas relacionados com a quantidade de garrafas PET depositadas em locais impróprios. Junto a esse problema, o valor de filamentos plásticos é elevado; há uma demora de fornecimento e acontece desperdívio de matéria-prima. Uma solução apresentada pelos estudantes, é desenvolver uma extrusora de filamentos, que une o baixo custo, o rápido retorno e ainda traz uma maneira de conservação ao meio ambiente, já que utiliza o PET que é descartado.

Já o grupo Eco Wood, composto por Michael Gomes, Douglas da Rosa, Gabriel Borré, Guilherme Strochen e Estevão Rodrigues também buscaram uma solução para  o excesso de plástico no mundo, a necessidade de implantação de novas formas de reciclagem para resíduos plásticos, visando maior sustentabilidade.

Dessa forma a indústria de reciclagem e transformação do plástico triturado em outros produtos, já que a vida útil do plástico é alta. Entre os produtos produzidos, a fabricação de madeira plástica e fornecer para outros ramos e aplicações.

n 0040 1

n 0040 6

n 0040 4n 0040 3

n 0040 5

n 0040 6

n 0040 7

 

n 0040 8

 

n 0040 9