n 0043 1

O professor da FAHOR, Dr. Rafael Luciano Dalcin, participou do Congresso Brasileiro de Veículos Elétricos - COBRAVE 2023, realizado em Florianópolis nos dias 17, 18 e 19 de abril. O evento, apoiado pela Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas - ABEE/SC, contou com a presença de profissionais de diversas áreas relacionadas à mobilidade elétrica.

De acordo com o professor Dalcin, o COBRAVE foi uma oportunidade para discutir o ciclo completo de um veículo elétrico, desde os minerais envolvidos na fabricação de baterias e motores, questões práticas de usuários, energia, normatização, segurança, meio ambiente e reciclagem. Ele destaca que o evento abordou a inovação, tendências da tração elétrica e desafios tecnológicos. “O Brasil tem oportunidades na mineração de metais promissores para as baterias elétricas, bem como no planejamento e implantação da infraestrutura de eletropostos, normatização, impactos no Sistema Elétrico, modelos de negócios para o descomissionamento das baterias, pensando numa perspectiva de economia circular”, comentou o professor.

A FAHOR desenvolve diversas pesquisas no setor da mobilidade e possui um grupo de estudantes que trabalham anualmente no projeto extracurricular FAHOR E-Racing. Este grupo é responsável pelo desenvolvimento de um dos três protótipos de veículo elétrico produzido no Rio Grande do Sul que participa da competição da SAE Brasil, Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, com o modelo de Fórmula Elétrica.

O COBRAVE contou com a presença de CEOs de grandes empresas de mineração e energia, além de profissionais engenheiros de grandes montadoras de veículos elétricos, como Mercedes, BYD-DVA e Renault. Essas empresas já comercializam veículos elétricos, fabricados em montadoras europeias e importados ao Brasil.

A participação do professor Dalcin no COBRAVE é uma oportunidade para a FAHOR se manter atualizada sobre as tendências do setor da mobilidade elétrica e para seus estudantes envolvidos no projeto FAHOR E-Racing ou que desejam trabalhar num dos setores mais promissores da indústria. A instituição reforça o compromisso com a pesquisa e a inovação, contribuindo para o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis.

n 0043