O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas da Província de Santa Fe, os Municípios de Reconquista e Avellaneda, juntamente com a Universidade Tecnológica Nacional, Faculdade Regional Reconquista, organizam o Simpósio: "BIOMASSAS ESPECIAIS IRRIGADAS COM EFLUENTES NA REGIÃO COSTEIRA DA BACIA DO DEL PLATA”, que está sendo realizado nos dias 16 e 17 de maio deste ano.

A FAHOR participa do evento com as professoras Janice  Francesquett, Darciane Kerkhoff e Claudia Verdum Viegas, que representam o Núcleo de Relacões Internacionais e os cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia Química e de Engenharia de Alimentos.

n 0053 1

O evento busca divulgar soluções integrais de gestão de esgotos e efluentes industriais das cidades para remediar ou prevenir situações de contaminação de corpos hídricos por meio da fertirrigação de biomassa de alto valor econômico e impactos ambientais e sociais adicionais.

Da mesma forma, promove a colaboração de diversas autoridades com competência na gestão ambiental, nas áreas de recursos hídricos, saneamento e desenvolvimento econômico-social, a fim de iniciar a formação de uma plataforma de cooperação técnico-científica para a preservação do meio ambiente e da qualidade das águas da região da bacia do Prata.

Simultaneamente ao evento, as professoras participaram do primeiro encontro do grupo de pesquisadores do Projeto  de “Florestamento especial irrigado com efluentes para fins diversos”, aprovado e financiado pelo Fundo Fiduciário Pérez Guerrero, do Programa das Nações Unidas. Este importante projeto será conduzido pela Universidade Tecnológica Nacional (Argentina), Universidade Nacional de Formosa (Argentina) e FAHOR (Brasil).

O convênio bilateral entre a UTN Reconquista e programa de Monitoramento da Bacia Hidrográfica de Horizontina, desenvolvido pela FAHOR nos últimos anos, com apoio da Fapergs e do Fundo Social Sicredi, contribuíram para a aproximação da FAHOR com as Universidades Argentinas proporcionando que se inicie um importante  compartilhamento de experiências locais com outros países, a fim de contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

n 0053 2