A Faculdade de Horizontina (FAHOR) sediou o primeiro Workshop de Soldagem a Laser na região, atraindo a participação de empresários do setor eletrometalmecânico em busca dos benefícios oferecidos por essa avançada tecnologia.

O evento, organizado em parceria com o Programa Inova RS - Setor Eletrometalmecânico e empresas líderes no setor proporcionou aos participantes uma oportunidade única de conhecer e explorar as vantagens da solda a laser na indústria. O instrutor do Workshop de Soldagem a Laser foi o Marco Antônio Bonato da empresa LC Soldas, e teve mediação do Engenheiro Adonis Pellin. O objetivo do Workshop foi demonstrar na prática para os empresários do setor eletrometalmecânico da região Noroeste e Missões, o equipamento de Soldagem a Laser, suas vantagens e aplicações.

O professor e engenheiro mecânico Rafael Dalcin, que tem experiência também em treinamentos de Solda do tipo MIG-MAG e TIG, que são mais utilizados na região, explica que o processo de soldagem laser é aplicado na indústria automotiva, aeroespacial e tem potencial de crescimento na área agrícola. “Esse tipo de solda oferece vantagens determinantes graças à sua alta velocidade de solda e a baixa aplicação de calor. A soldagem a laser permite a união de materiais através de um laser focado de alto desempenho. A potência do laser é focada em um pequeno ponto focal através de um sistema óptico. Devido à elevada densidade de energia gerada, a peça é fundida e os componentes são soldados. O processo é apropriado para componentes que devem ser soldados com um cordão de solda estreito e baixa deformação térmica sob alta velocidade”.

Todos os empresários, profissionais e estudantes ligados ao setor tiveram a oportunidade de testar na prática o equipamento. 

n 0074 1

n 0074