n 0078

Na noite de quinta-feira, 22 de junho, o Campus da FAHOR novamente esteve repleto de oportunidades e pessoas ávidas por conhecimento, na segunda noite do Seminário de Inovação e Empreendedorismo, da Semana Internacional de Engenharia e Economia e do 11º Simpósio Iberoamericano da Red CIDIR.

Um dos momentos importantes da noite foi o 3º Simpósio Internacional de Inovação na Educação, que teve como tema: Novas perspectivas para o Ensino no Século XXI e foi organizado pelo CRA-RS, por meio da Câmara de Relações Internacionais, Câmara de Tecnologia e Inovação e Câmara de Ensino. Participaram como palestrantes, a presidente da Must University Giulianna Meneghello, que trouxe tendências tecnológicas que já podem e são utilizadas em salas de aula pelo mundo; Max Franco, do Rio Grande do Norte, profissional polivalente na área educacional, que trouxe um contraponto sobre os desafios no Brasil sobre o acesso à tecnologia e novas ferramentas e seus impactos na aprendizagem; Matías Denis, coordenador do Centro de Pesquisa e Documentação da Universidade Autônoma de Encarnación, Paraguai, que trouxe suas experiências de sala de aula e fez refletir sobre a inovação pedagógica, que impacta na forma de como se ensina, o que se ensina e como se evolui nesses aspectos.E ainda,  do Brasil, o Adm. Nedisson Luis Gessi, coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias Educacionais da FEMA, que apresentou algumas tarefas importantes a serem feitas para que os educadores se mantenham atualizados, mostrando que é preciso “aprender a aprender, desaprender, reaprender e também empreender”, seja na sala de aula, na escola ou na Universidade.

Na abertura, o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel destacou a importância de se discutir, regional e internacionalmente os aspectos que impactam no ensino, no uso de ferramentas e comportamento dos profissionais da educação, com o objetivo de sempre melhorar a prática pedagógica, resultando na formação profissional de qualidade que é desejada.

O painel foi mediado pelo professor Adm. Antônio Ternes, e ao seu lado também se manifestaram as representantes das Câmaras Internacional, por Adm. Ana Paula Rodrigues Bohn, de Ensino, por Nadir Becker   e de Tecnologia e Inovação, por Adm. Liziane Sarture.

Estudantes e professores da Argentina e Paraguai estiveram participando deste momento, conhecendo as ações e iniciativas inovadoras  desenvolvidas no Brasil.

n 00781