n 0077 1

O SIEF 2023 trouxe uma gama de atividades que se incorporaram à Semana Internacional de Engenharia e Economia e ao Seminário de Inovação e Empreendedorismo, que foi o Simpósio Iberoamericano de Cooperação para o Desenvolvimento Regional e o Simpósio Internacional de Inovação na Educação.

Na abertura, o Diretor Sedelmo Desbessel recebeu os parceiros deste grande evento, sendo a RED CIDIR, com o Presidente Internacional Reitor da Universidade Gastón Dachary, o Conselho Regional de Administração do RS, com representantes das Câmaras Internacional, de Ensino e Tecnologia, da prefeitura de Horizontina, com o prefeito Jones Cunha, Prefeitura de Doutor Mauricio Cardoso, com o prefeito Marino Pollo, da ACIAP, com a vice-presidente Lediana Bartz, do Sebrae, com o gestor de inovação, Ricardo Ninov, bem como do CFJL, pela realização do SIEF Teen, sob coordenação da professora  Maria Aparecida B. de Andrade e suas equipes e com o apoio dos vereadores de Horizontina. O evento teve  patrocinadores, especialmente a Sicredi, como patrocinador Diamante.

n 0077 3

Na noite de quarta-feira, dia 21 de junho, o Campus recebeu quase 600 pessoas que acompanharam a palestra sobre Conexão e Sensibilidade, de Fabrício Carpinejar. O poeta, escritor e jornalista premiado, falou de como superou seus desafios e de como a família impacta no desenvolvimento humano de cada indivíduo.

Ele falou sobre relacionamentos, sobre a escola, empatia e também liderança, integrando os diversos públicos participantes, desde estudantes, professores, empresários e líderes de diversas empresas. Carpinejar fez rir, fez lágrimas caírem e principalmente, diante de momentos de muito silêncio, fez refletir, sobre o modo de viver e de se relacionar. 

A noite contou com SIEF Gourmet, com os parceiros do Fronteiríssimo, elaborando hambúrgueres e combo de carnes nobres; Lanches com Crepe da Claudete, Bar do Acadêmico e Sucos Abreu. E ainda, a exposição das startups do Horizonte Ambiente Empreendedor e dos patrocinadores desta edição, que foram: Artefacto, Atrhol, Globo Info, Industrial Margil, Mira Labs, SLC Máquinas, Tecnicon, Siltec, e DM Company e patrocinadores prata: Rex Embalagens e São José. 

Ainda, na terça-feira, dia 20, foram apresentados 60 dos 107 trabalhos científicos, que mostraram a força da internacionalização, abrindo oportunidades para troca de experiências entre professores, pesquisadores  e estudantes dos países participantes.

n 00775