n 0081 5

Na tarde do dia 21/06, no campus da FAHOR, ocorreu a tão aguardada primeira edição do SIEF TEEN. Esse evento pioneiro teve como objetivo unir mais de 600 alunos do Ensino Médio de aproximadamente  sete municípios, visando o desenvolvimento e a qualificação dos estudantes. Foi uma tarde repleta de palestras inspiradoras, apresentações de trabalhos e oportunidades de conexões e networking entre os jovens participantes.O evento foi umad as atrações do SIEF- Semana Internacional de Engenharia e do Seminário de Inovaçao e Empreendedorismo da FAHOR, realizado entre 20 e 23 de junho, no Campus da Faculdade. O SIEF Teen teve o apoio da Sicredi, dos vereadores da Câmara Municipal de Horizontina, e do Sebrae.

O SIEF TEEN era um grande sonho idealizado pela Coordenadora de Ensino Médio do CFJL, Maria Aparecida Berwanger de Andrade, sonho que se tornou realidade, e sem dúvidas, a semente deste projeto foi plantada em cada jovem presente. O SIEF TEEN, contou com a presença de renomados palestrantes, que compartilharam suas experiências e conhecimentos, contribuindo para o enriquecimento pessoal e profissional dos participantes. Entre os palestrantes, destacam-se o Psicólogo Douglas Pires, representante do Sebrae/RS, que trouxe valiosas dicas sobre empreendedorismo e as oportunidades do mercado atual. Tivemos a participação de Gabriele Gil e Aline Perkoski, representantes da Sicredi Noroeste/RS, que abordaram temas relacionados a finanças pessoais e cooperativismo. Também tivemos a participação especial do case de sucesso do CFJL, com nossas duas alunas talentosas, Alana Haezel e Gabrielle Lewandoviski, que contaram suas trajetórias após a grande notoriedade de seu projeto “Tecideína: Tecido biodegradável a partir da proteína do leite”.  Além das palestras, o evento contou com a presença dos DJs Lpiaz e Lola, que animaram o ambiente com músicas e criaram uma atmosfera descontraída. 

n 0081 7

A  primeira edição do SIEF TEEN também proporcionou um espaço para apresentações de trabalhos dos alunos, onde eles puderam compartilhar seus projetos e ideias com os demais participantes, assim como os avaliadores, autoridades e empresários que se fizeram presentes na “Sessão Pôster”. Essa é uma grande oportunidade de mostrar as habilidades e talentos de nossos jovens, uma grande troca de experiências, estímulo à criatividade e a pesquisa.

n 00813

Um dos aspectos mais valiosos do SEIF TEEN, sem dúvidas, foi a possibilidade de criar conexões e estabelecer um networking entre os estudantes não apenas do CFJL, escolas de ensino médio públicas e comunitárias da região e também acadêmicos da FAHOR. Essa interação entre jovens de diferentes municípios fortalece os laços da comunidade estudantil, possibilitando o compartilhamento de conhecimentos e o surgimento de novas parcerias.

Um dos grandes desejos do CFJL/FAHOR com o SIEF TEEN era plantar a semente de um futuro brilhante e promissor em cada um de nossos jovens do Ensino Médio. Esperamos que essa semente cresça forte e dê muitos frutos nos próximos anos. Agradecemos  a todos que fizeram parte deste grande e especial projeto em prol do futuro, pois juntos alçamos grandes vôos, cada vez mais alto.

n 0081 4

Texto: Milena Wittekind/ CFJL

Fotos: Cristian Renan Fotografia