n 0011

No dia 14 de março, a FAHOR apresentou à comunidade local e regional os resultados da pesquisa realizada sobre inovação no setor eletrometalmecânico na Região Noroeste e Missões do Estado. A pesquisa trouxe insights e descobertas obtidos a partir das respostas de 300 empresas do setor que participaram, fornecendo uma visão abrangente das demandas e desafios enfrentados pela indústria na região. 

 

Conduzida pela equipe da FAHOR, com o apoio da URI Campus Santo Ângelo e das empresas Siltec, Lineatto e Fockink, o estudo foi viabilizado por recursos do programa INOVA RS, coordenado pela SICT - Secretaria Estadual de Inovação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, com o apoio da FAPERGS e do Governo Estadual.

 

n 0011 2

 

Sob a liderança dos professores Marcelo Blume, Vice-diretor da FAHOR, Rafael Dalcin, Coordenador do Curso de Mecânica, e do professor Jonas Silva, a pesquisa teve como objetivo identificar a demanda por análises, testes, ensaios, projeto de produto, prototipagem, simulações e demais serviços de apoio à pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos para a cadeia da indústria eletrometalmecânica na região Noroeste Missões. Além disso, buscou dimensionar a escala, características e condições de oferta de serviços do setor.

 

A pesquisa também teve como intuito contribuir para uma maior cooperação técnica entre fabricantes e ICTs, visando ao melhor uso da capacidade instalada, articulação de novas iniciativas com foco na inovação e consequente agregação de valor na cadeia da indústria eletrometalmecânica da região Noroeste Missões, do INOVA RS.


Para mais informações e acesso ao relatório completo da pesquisa, acesse o link.

n 0011 3