"Especialização produtiva e os desafios do desenvolvimento local" foi o tema da palestra realizada pela Fahor, por meio do Curso de Ciências Econômicas em comemoração ao Dia do Economista.

O Economista, Pesquisador e Coordenador do Núcleo de Análise Setorial da Fundação de Economia e Estatística – FEE, Rodrigo Feix, falou sobre as características econômicas da região, com significativa participação em atividades econômicas inseridas no agronegócio, com dados sobre a importância da produção da soja, área plantada, volume produzido, destinos da produção e processamento. Rodrigo explicou que a predominância das exportações de soja em grão ou farelo se deve principalmente ao fato de que a China - principal destino das exportações - cobra tarifas menores sobre os grãos ou farelo e tarifas maiores em produtos com maior nível de processamento. O palestrante também abordou sobre os arranjos produtivos locais na fronteira noroeste, que são: laticínios, máquinas e equipamentos, móveis e madeira.

De acordo com a Coordenadora do curso de Ciências Econômicas, professora Janete Stoffel, "a palestra foi rica em informações que oferecem um diagnóstico sobre a região em relação às suas características econômicas e sociais, subsidiando para as lideranças, empresários e acadêmicos oportunidades de pesquisas e intervenções." A acadêmica Dinara Bortoluzzi acrescenta: "A palestra serviu para nos 'abrir os olhos', verificar quais são as potencialidades da cidade e região. Com a análise de vários dados percebe-se hoje que a região possui áreas, como o setor de móveis e laticínios, que possuem uma grande participação no desenvolvimento econômico. E o palestrante nos deixou o desafio: mobilização regional em busca de recursos para desenvolver cada vez mais nossas especialidades produtivas".

O Diretor Sedelmo Desbessel disse que a palestra foi mais uma oportunidade de crescimento aos acadêmicos que poderão, com sua atividade profissional, contribuir com o desenvolvimento econômico do estado e país, a exemplo do palestrante Rodrigo Feix, que foi aluno no CFJL e professor na Fahor.