A FAHOR inaugurou, no último domingo, 19, o monumento em homenagem a Arnoldo Schneider, que empresta seu nome ao campus da Faculdade. O monumento traz a imagem do rosto de Arnoldo juntamente com um livro aberto que simboliza o conhecimento, e outros elementos importantes da história de Horizontina e da faculdade, como a igreja, os pioneiros, a rosa de Lutero, o trigo que simboliza o alimento, e uma colheitadeira. Ainda, o nome de Emma, esposa de Arnoldo, também foi englobado pela obra, entre as figuras destacadas. Além do monumento, um ampla área de lazer foi construída na entrada do campus para receber a todos com 40 coqueiros, árvores, flores, bancos, gramado, passeios, oferecendo conforto e segurança para quem desejar passear, passar algumas horas de seu dia em uma espaço tranquilo e agradável. O responsável pelo projeto é o designer Roberto Gerhardt, que explicou a concepção da ideia, destacando seu orgulho em poder criar tão importante obra.

Prestigiaram o evento autoridades, a família de Arnoldo Schneider, que no dia 21 de outubro completaria 100 anos, professores, colaboradores e imprensa. Arnoldo Schneider foi uma personalidade empreendedora, que juntamente com o irmão Balduíno e com Frederico Logemann, criaram a Schneider, Logemann e CIA, construindo a primeira colheitadeira do Brasil. Também foi figura fundamental para a construção do campus da FAHOR. Elemar Beck, grande amigo da família Schneider e membro do Conselho de Ensino da FAHOR, destacou as qualidades de seu primeiro chefe e depois, amigo: "Seu Arnoldo era um verdadeiro cavalheiro, que na sua serenidade, humildade, simplicidade e honestidade, sabia realizar tudo aquilo que para muitos era sem qualquer aspiração. Ele não esperava a ocasião, mas as criava. Enfrentou crises e dificuldade, mas nunca recuou pois era obstinado a pensar para frente e pelo trabalho". Muito emocionado, o filho Romeu, falou em nome da família, agradecendo a todos pela homenagem e abordando sobre os grandes feitos de seus pais, orgulho e exemplo para todos os seus descendentes.

Nildo Hickmann, prefeito de Horizontina, afirmou que a obra inaugurada irá transformar a visibilidade do campus da FAHOR e embelezar ainda mais a cidade e enfatizou a saga de Arnoldo Schneider, embasado em sua generosidade, fé e força para dar início a história de Horizontina. Já o Diretor da FAHOR, Sedelmo Desbessel, falou sobre a contribuição de Arnoldo Schneider para a construção do campus, destacando sua ousadia e seu empreendedorismo. "Ele sempre foi exemplo e inspiração para todos nós. Foi o pioneiro que acreditou em Horizontina, investiu suas energias e seu trabalho para ajudar a construir uma empresa que é a nossa principal referência econômica. Por isso também o buscamos para nos ajudar, e ele viu a oportunidade, concebeu a ideia, acreditou e alcançou". Desbessel ainda afirmou que em 2015 iniciará a construção de mais um prédio, visto que a faculdade está crescendo e a cada ano recebe cerca de 250 novos acadêmicos.