A FAHOR convidou o geólogo Geraldo Lino para participar da 4ª SIEF e abordar o tema de seu livro: "A fraude do aquecimento global: como um fenômeno natural foi convertido numa falsa emergência mundial". Lino veio do Rio de Janeiro especialmente para ministrar a palestra aos acadêmicos da FAHOR, nesta quarta-feira, dia 5, debatendo sobre este tema polêmico, apresentando dados e gráficos que comprovam sua tese.

Ele diz que o aquecimento global é um catastrofismo climático, pois não tem fundamento científico, e somente interessa aos grupos elitistas engajados nas agendas dos limites do crescimento e à industrialização, às grandes ONG's ambientalistas, aos mercados de créditos de carbono, à mídia motivada pelo sensacionalismo e aos políticos atraídos por votos e impostos verdes.

O geólogo afirma: "Não há evidências físicas da influência humana no clima. A influência se limita aos impactos localizados nas cidades e em certos ecossistemas degradados. Não existem quaisquer anomalias nas temperaturas atmosféricas e nos níveis do mar observados desde a revolução industrial do século XVIII, em relação aos valores registrados no passado histórico e geológico". Ele explicou que é exagerada a afirmação de que o nível do mar está subindo rapidamente e que poderá acarretar grandes desastres ambientais, causado pelo aquecimento global. "De 1870 a 2000, o nível do mar subiu 20 centímetros, e isso é insignificante, perto dos grandes problemas que temos hoje como tratamento de esgoto, corrupção, fome, e outros problemas atuais que precisam de soluções mais urgentes, mas que não interessam aos grupos que defendem este catastrofismo".

Geraldo Lino também defendeu que as mudanças climáticas são normais e naturais, precisam acontecer, sendo um sistema cíclico. As geleiras derretem e depois a água volta a congelar em um processo natural. "As palavras chaves para orientar as políticas referentes ao clima são melhor conhecimento da dinâmica climática, aumento da resiliência da sociedade às mudanças climáticas, boas planetárias de bom senso", finaliza.