A equipe Baja Sinuelo da FAHOR participará, de 5 a 8 de março, da 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba (SP). Confiantes e após um ano de trabalho, com orientação de professores, apoio e patrocínio da faculdade e de diversas empresas patrocinadoras, os acadêmicos explicam que o baja 2015 apresenta diversas novidades e melhorias como novo sistema de transmissão, direção e suspensão, bem como novo e moderno design, nova carenagem com fibra de carbono que é altamente resistente e mais leve.

Os acadêmicos que compõe a equipe são: Analine Berwing Zirr, Angelique Paula Dreissing Ody, Chayani Leticia Farsen Sieben, Cristian Abel Bentz Frohlich, Cristian Damião Bremm, Cristian Michel Petenon, Deiverson Scholz, Diogenes Sartori, Diogo Derli Jagnow, Douglas Hartmann, Eduardo dos Santos, Eduardo Junior Schöninger, ElvioTadeu Becker, Fabiano Silva de Freitas, Fernando Reffatti, Gustavo Reus de Medeiros, Leandro Luis Ritter, Leandro Régis Dalcin, Matheus Loureiro, Renan Carlos Weber, Samuel Igor Jablonski Cruz, Sandro Alencar Marchi, Tatiane Camargo e William Strigari. A coordenação é do professor Vilmar Bueno Silva. Na competição em São Paulo, a equipe será representada por 9 integrantes acompanhados do professor responsável.

A FAHOR incentiva a criação de grupos de estudo, pesquisa e trabalho extraclasse, como a do veículo off road, com a proposta de desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos. Assim, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção do carro.

Participam desta edição do evento mais de 1,2 mil estudantes de engenharia, que representam 70 instituições de ensino superior do Brasil (16 Estados e Distrito Federal) e dos Estados Unidos, que colocarão à prova 76 veículos off-road.

As três instituições de ensino que alcançarem as melhores pontuações na soma geral de todas as provas poderão representar o Brasil na competição Baja SAE Maryland, que será realizada entre os dias 7 e 10 de maio, na cidade de Baltimore, Maryland, nos Estados Unidos.

Os veículos Baja SAE são protótipos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. As competições promovem a avaliação comparativa dos projetos.

Programação – As provas começam no dia 5, quinta-feira, com as inspeções técnicas, verificações de motor, conforto e freios. No dia 6, haverá apresentações de projetos, e continuação das inspeções técnicas. Para o dia 7 estão previstas as provas dinâmicas, que avaliam aspectos como dirigibilidade, conforto, aceleração, velocidade, robustez da suspensão e capacidade de tração. No mesmo dia, haverá apresentações de projetos e repescagens de segurança, conforto e freios. No dia 8, os carros enfrentam o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno bastante acidentado. Essa é a prova mais esperada e a única aberta ao público.