A Equipe Baja Sinuelo da FAHOR participou da 21ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS e trouxe para casa ótimos resultados. O evento, realizado de 5 a 8 de março em Piracicaba/SP reuniu mais de 1,2 mil estudantes de engenharia do Brasil e dos Estados Unidos disputando diversas provas, testes e inspeções, como de motor, freio, conforto, aceleração, capacidade de tração, robustez, apresentações de projeto, segurança, e o Enduro de Resistência, com quatro horas de duração, realizado em terreno acidentado.

O baja construído pelos acadêmicos da FAHOR competiu com outros 75 veículos off road, conquistando as seguintes colocações:

2º lugar na categoria Tração
6º lugar na categoria Conforto
9º lugar na categoria Suspension & Traction
14º lugar na categoria Dirigibilidade

O resultado do Enduro e a colocação geral de cada equipe na competição ainda não foram divulgados pela organização do evento.

O projeto tem orientação do professor Vilmar Bueno Silva, que destacou a evolução do conhecimento teórico e prático de todos os membros da equipe em diversas áreas da engenharia, além do desenvolvimento da capacidade de trabalhar sob pressão sem perder a unidade.

A FAHOR incentiva a criação de grupos de estudo, pesquisa e trabalho extraclasse, como a do veículo off road, com a proposta de desenvolver nos futuros engenheiros as principais capacidades requeridas pelo mercado, como liderança, trabalho em equipe e gestão de projetos. Assim, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde sua a concepção, projeto detalhado e construção do carro. A equipe Baja Sinuelo conta com o apoio e patrocínio da FAHOR, John Deere, Prefeitura Municipal de Horizontina, Sicredi, Nelson Global Products, MTP – Metalúrgica de Tubos de Precisão,Extinhor e DAFH.

O veículo está exposto na entrada do Centro de Tecnologia e, no intervalo da aula durante toda esta semana, os membros da equipe estarão à disposição para conversar e explicar sobre o projeto e sobre a participação na competição.

Os veículos Baja SAE são protótipos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas e motor padrão de 10HP. Os sistemas de suspensão, transmissão e freios, assim como o próprio chassi, são projetados e construídos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto. As competições promovem a avaliação comparativa dos projetos.