Conhecer experiências que deram certo na implantação de Incubadoras de empresas foi o objetivo de visitas técnicas realizadas pelo vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume e pelo coordenador do curso de Engenharia de Controle e Automação, professor Dr. Richard Thomas Lermen, durante sua estada em Joinville/SC para uma reunião da Rede Sinodal.

Eles se reuniram com o professor Dr. Luiz Melo Romão, coordenador da Inovapark – Incubadora de empresas e Parque Tecnológico, que é constituída por três instituições de ensino superior: Univille, Udesc e UFSC, criada para atender a demanda crescente da sociedade norte catarinense na busca de ambientes que propiciem a inovação e o desenvolvimento econômico e social. Conforme Romão, o objetivo é criar um ambiente de aproximação entre universidades, empresas e governos, de modo a promover a inovação e o desenvolvimento regional sustentável, respondendo aos desafios enfrentados por Joinville e região.

Os representantes da FAHOR também estiveram com o Diretor da Udesc – Universidade Estadual de Santa Catarina, campus Joinville, professor Dr. Leandro Zwertes, que relatou o caso da Softville, Incubadora de empresas de base tecnológica, que tem como metas promover a cidade e região como polo tecnológico, criando condições favoráveis para o desenvolvimento das empresas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e o nível de especialização profissional, com apoio à realização de pesquisas e eventos pertinentes à área de informática. As duas Incubadoras, juntamente com outras oito, fazem parte da Rota da Inovação de Santa Catarina, que contempla as cidades de Joinville, Blumenau, Rio do Sul e Jaraguá do Sul.

A FAHOR, em parceria com o Poder Público Municipal, irá implantar em Horizontina uma Incubadora de Empresas, fomentando o empreendedorismo e os negócios da região, promovendo o desenvolvimento econômico e social.