A FAHOR recebeu na noite desta terça-feira, o painelista Thiago Regal para participar do Painel Gerenciamento de Projetos, abordando o tema "Estratégia, otimização e resultados: o gerenciamento de projetos para vencer a crise". Thiago é engenheiro eletricista, possui certificação em PfMP (Portfolio Management Professional) do PMI (Project Management Institute) e PMP (Project Manager Professional), e é Presidente do PMI-RS para o biênio 2015-2016. Thiago falou sobre as etapas, requisitos e processos que envolvem o gerenciamento de projetos, entre eles, gestão de riscos, aquisições, partes interessadas, comunicação, recursos humanos e integração. Ele destacou principalmente a importância do planejamento na gestão de projetos, uma área promissora e com grande demanda de profissionais capacitados. "A falta de planejamento afeta questões básicas de um projeto, como por exemplo, o atraso que gera custos e desperdício de tempo e de pessoal. Em um projeto, por exemplo, de alta complexidade e longa duração, a cada uma hora em planejamento, se economiza de 12 a 15 horas de execução. Quando há planejamento de projetos, a organização atinge 2,5 vezes mais os objetivos com perdas 14 vezes menores", explicou.

Regal também evidenciou que apenas 61% dos projetos executados são considerados projetos de sucesso e 11% do valor de investimentos em projetos são desperdiçados pelas organizações por falta de gestão. Ou seja, não utilizar práticas de gerenciamento de projetos custa muito caro", disse o profissional.

O painel foi um evento concomitante à aula inaugural do MBA em Gerenciamento de Projetos, que está com inscrições abertas até o dia 17 de julho pelo site pos.fahor.com.br. O coordenador do curso, professor Guilherme Beras, evidenciou que a proposta do MBA é desenvolver nos participantes o conhecimento, a capacidade e a habilidade para atuarem como gestores de projetos de qualquer porte, complexidade ou natureza, liderando equipes multidisciplinares, gerenciando recursos, tempo, orçamentos e riscos e implementando-os com sucesso.