O vice-diretor da FAHOR, professor Marcelo Blume, apresentou a proposta de articulação do Horizonte - Ambiente Empreendedor para o Núcleo de Relações Universitárias da John Deere, vereadores, ACIAP, Global Communities, Sicredi, Cresol e secretários municipais no dia 24 de setembro no Gabinete do Prefeito de Horizontina. Conforme o professor, "a articulação do Ambiente Empreendedor visa dar às empresas nascentes e também àquelas existentes que desejam inovar, um conjunto de soluções capazes de acelerar o desenvolvimento de negócios, com mais profissionalismo e qualidade".

Blume falou sobre as proposições para articulação de estruturas existentes, estruturas em formação e desenvolvimento e novas condições para potencializar a inovação e o empreendedorismo em Horizontina e região. Agora, as instituições convidadas devem analisar a proposta e oficializar a participação no Conselho Gestor que tem a missão de aprovar o regimento da Incubadora e outros documentos e passará a definir as políticas do Ambiente Empreendedor que serão transformadas em projetos e ações de cada estrutura, que possui gestões diferentes, embora integradas de alguma forma.

O Horizonte – Ambiente Empreendedor inclui, entre outras atividades e estruturas, a Incubadora Tecnológica, que é o ambiente para acolher, apoiar e desenvolver novos negócios, oriundos de estudantes, egressos, professores, pessoas da comunidade, e região. A FAHOR filiou-se a ANPROTEC – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores e passa a integrar a REGINP – Rede Gaúcha de Incubadoras e Parques Tecnológicos. O município de Horizontina coloca a disposição da Incubadora um prédio em fase de conclusão, oferece 3 salas de 45m2 e 6 salas mobiliadas e equipadas para abrigar o escritório das empresas, oferecendo telefone, internet, sala de reuniões, cozinha, sanitários, água, energia elétrica. Através de convênio com a FAHOR, e esta com seus profissionais e com terceirizados, oferecerá consultoria gerencial e técnica para o bom desenvolvimento das novas empresas, que podem permanecer neste espaço por até 2 anos do início das atividades. Haverá também a possibilidade de incubar negócios externamente, recebendo apoio técnico e gerencial dos profissionais da FAHOR.

Estão abertas as inscrições para pré-incubação de empresas, por meio de edital, que pode ser acessado em www.fahor.com.br/editais.