DesignApresentacoes

Objetivo

Objetivo geral:

Fornecer aos interessados conceitos, ferramentas e estratégias úteis para facilitar a vida acadêmica

Objetivos Específicos:

  • Apresentar o estilo da escrita acadêmica/científica bem como sua estrutura através de dicas práticas;
  • Capacitar para o uso correto e prático do editor de texto Microsoft Word para formatação de trabalhos acadêmicos;
  • Apresentar diferentes gerenciadores de referências;
  • Apresentar diferentes recursos para edição de apresentações de slides de impacto e criativas.

Público-alvo

Estudantes de qualquer área, professores, palestrantes, tutores de cursos de graduação e demais interessados.

O que você aprenderá

  • Dicas para elaborar os elementos pré-textuais, textuais e póstextuais de TFCs e artigos;
  • Recursos do Word que facilitarão a formatação de seus trabalhos acadêmicos;
  • Orientações para inserção das citações e referências;
  • Planejar uma boa apresentação;
  • Elaborar slides de impacto;
  • Preparar apresentações diferenciadas e poderosas, com design profissional.

Conteúdos

TRILHA 1: ESCRITA CIENTÍFICA

  • Escrevendo um texto que dá vontade de ler
    • Por onde começar?
    • O que escrever em cada item?
    • Adjetivos? Chavões? Usar ou não?
    • Que linguagem usar?

TRILHA 2: APRESENTAÇÕES CRIATIVAS

  • Apresentações de slides criativas e impactantes
    • Canva
    • Prezi
    • Outros

TRILHA 3: FORMATAÇÃO 

  • O que é normalização. A importância da normalização acadêmica;
  • Normas utilizadas para formatação de trabalhos acadêmicos;
  • Iniciando a formatação: definir formatação geral do trabalho;
  • Margens, fonte e espacejamento, inserção e formatação de sumário, entre outros);
  • Gerenciadores de referências
    • Word
    • Mendeley
    • Sites

Professor(a)

Ana Paula Cecatto – ampla experiência na redação de relatórios e textos técnicos para revistas, blogs, informativos, entre outros. Possui doutorado, atuando no ensino superior como docente e orientadora acadêmica. Realiza consultoria para elaboração de currículos, relatórios técnicos, elaboração de pareceres e outros documentos do dia a dia profissional.

Lilian Deuner Schulz – atua há mais de quinze anos como bibliotecária, orientando e auxiliando estudantes, egressos de cursos técnicos e superiores e profissionais na elaboração de currículos, ofícios, relatórios, entre outros.