A Faculdade Horizontina está participando do Projeto intitulado “Florestamento especial irrigado com efluentes para fins diversos”, aprovado e financiado pelo Fundo Fiduciário Pérez Guerrero, do Programa das Nações Unidas. Este importante projeto está sendo conduzido pela Universidade Tecnológica Nacional (Argentina), Universidade Nacional de Formosa (Argentina) e FAHOR (Brasil).

O primeiro encontro presencial com os pesquisadores integrantes do projeto foi realizado na Argentina, nas cidades de Reconquista e Avellaneda, província de Santa Fe, juntamente ao simpósio "BIOMASSAS ESPECIAIS IRRIGADAS COM EFLUENTES NA REGIÃO COSTEIRA DA BACIA DO DEL PLATA”, nos dias 16 e 17 de maio deste ano. O objetivo do evento foi proporcionar conhecimento sobre o manejo e aproveitamento de esgotos, efluentes das atividades industriais e pecuárias por meio da Irrigação de biomassa especial, a fim de remediar ou prevenir situações de degradação de corpos d'água. Outro intuito do evento, é desenvolver áreas com alto valor ambiental, impactos econômicos, sociais e urbanos, com base em medidas e ações de Bioeconomia e Economia Circular no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e Cidades Inteligentes.

n 0082

As professoras Janice Zulma Francesquett (doutora em Química e coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da FAHOR), Darciane Kerkhof (mestre em Engenharia Ambiental e coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Engenharia Química) e Cláudia Verdum Viegas (Mestre em Microbiologia Agrícola e do Meio Ambiente e coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos) integram o presente projeto e estiveram presentes no evento na Argentina.

O convênio bilateral entre a UTN Reconquista e o programa de Monitoramento da Bacia Hidrográfica de Horizontina, desenvolvido pela FAHOR nos últimos anos, com apoio da Fapergs, Prefeitura Municipal de Horizontina e do Fundo Social Sicredi, contribuiu para a aproximação da FAHOR com as universidades argentinas proporcionando que se inicie um importante  compartilhamento de experiências locais com outros países.

Nos próximos dias, as equipes de trabalho de cada uma das instituições integradas ao projeto estarão identificando suas ações a serem realizadas nos próximos anos, assim como previsto no projeto aprovado.