1. Objetivo Geral do Curso
Oportunizar a graduação em Engenharia Mecânica, para inserção profissional na área de engenharia mecânica.
2. Objetivo específico do Curso
- promover a qualificação profissional na área de engenharia mecânica;
- desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
- fomentar a cultura e a socialização do conhecimento através de publicações e eventos técnicos - científicos;
- constituir espaços de desenvolvimento tecnológico, contribuindo para a qualificação dos serviços prestados pela comunidade regional, na área metal mecânica;
- estimular a formação profissional continuada.
3. Perfil do Egresso
Significativo conhecimento científico, tecnológico e humanístico, que capacita ao engenheiro mecânico, identificar, formular e resolver problemas, tomando decisões, sendo empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, social e ambiental, a partir da postura ética e comprometida com a qualidade de vida.
4. Competências
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais nas atividades profissionais da engenharia mecânica;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia mecânica;
- projetar, desenvolver e interpretar atividades experimentais, avaliando criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
- planejar, supervisionar e coordenar sistemas de produção, produtos e serviços de engenharia mecânica;
- comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- exercer a atividade profissional da engenharia mecânica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da postura ética e comprometida com a qualidade de vida;
- atuar e/ou coordenar equipes de trabalho multidisciplinares, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica;
- ser empreendedor e proativo;
- avaliar de maneira crítica a operação e a manutenção de sistemas;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia mecânica;
- buscar a formação profissional continuada, considerando as inovações tecnológicas e novas ferramentas.
5. Fundamentos Didático Pedagógicos
O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia Mecânica seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.
5.1 Organização curricular
Na organização curricular bem como na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Engenharia Mecânica, o perfil do egresso da instituição e do curso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, a iniciativa de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias além das necessidades regionais.
5.2 Estrutura Curricular
Grade 2020 de Engenharia Mecânica (Grade 5, Atual)
Regulamento do Trabalho Final de Curso Engenharia Mecânica
Regulamento de Estágio Curricular Engenharia Mecânica
6. Projeto Pedagógico do Curso - PPC