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O que é a CPA?

 

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) é um grupo independente composto por membros da comunidade universitária. A principal função da CPA é oportunizar tomadas de decisão em conjunto, e os resultados são compartilhados com os responsáveis pela gestão da Faculdade Horizontina e seus estudantes.

A Comissão atua com transparência e os resultados podem ser acessados neste menu, para que a comunidade possa acompanhar os levantamentos e, posteriormente, identificar as mudanças realizadas. 

 

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

 

Os processos avaliativos na FAHOR buscam coletar a percepção e a satisfação da comunidade acadêmica. As pesquisas aplicadas pela CPA servem como um dos principais meios para definir as melhorias a serem executadas.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em abril de 2004 pela Lei n° 10.861, tem por finalidade promover a melhoria da qualidade da educação superior, subsidiar a expansão de sua oferta e a eficácia das instituições, em relação à qualidade da formação acadêmica e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

O Sinaes compreende três processos ou modalidades principais de avaliação, realizadas em diferentes momentos: a Autoavaliação Institucional, a Avaliação Institucional, a Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade).

É este conjunto de avaliações que torna possível o acompanhamento e a identificação da qualidade do ensino que é ofertado nas instituições de ensino do país e é também realizado na FAHOR. Veja o fluxograma a seguir:

FluxogramaCPA

 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 

 

A Avaliação Institucional compreende a pesquisa de satisfação dos estudantes, realizada anualmente pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), a pesquisa de satisfação respondida pelos colaboradores e a avaliação externa, realizada por membros da comunidade externa. Integram o processo de Avaliação Institucional, dados do Censo da Educação Superior, do Cadastro da Educação Superior, de relatórios e conceitos para os cursos de pós-graduação, e documentos de credenciamento e de recredenciamento da instituição.

 

AVALIAÇÃO DOS CURSOS

 

A avaliação dos cursos tem como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos, os princípios e diretrizes do Sinaes e os padrões de qualidade da educação superior. É realizada através de processos de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento, em conformidade com os ciclos avaliativos estabelecidos pelo MEC.

 

ENADE

 

O Enade tem por objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas externos relacionados ao âmbito específico da profissão, à realidade brasileira e mundial e às outras áreas do conhecimento. A partir de seus resultados são constituídos os referenciais e ações voltados para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação no país.

 

RESULTADOS

 

Com os resultados obtidos nas pesquisas é possível acompanhar a qualidade do ensino ofertado pela FAHOR,  avaliar os ambientes e direcionar recursos.

Vale destacar que os resultados das pesquisas aplicadas pela CPA seguem procedimentos de conduta ética para garantir a confidencialidade em relação aos respondentes e a transparência institucional na apresentação dos resultados gerais. 

Apresentação CPA 2020/2021 Resultados;

Apresentação CPA 2022/1 Resultados;

Manual para acessar os Relatórios;

 

 

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

 

A avaliação institucional interna (autoavaliação) está inserida no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) que, instituído pela Lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004, tem entre suas finalidades a melhoria da qualidade da educação superior e a expansão da sua oferta. 

A autoavaliação, em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da IES, deve ser vista como um processo de autoconhecimento conduzido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), mas que envolve todos os atores que atuam na instituição, a fim de analisar as atividades acadêmicas desenvolvidas. É um processo de indução de qualidade da instituição, que deve aproveitar os resultados das avaliações externas e as informações coletadas e organizadas a partir do PDI, transformando-os em conhecimento e possibilitando sua apropriação pelos atores envolvidos. Afinal, as ações de melhoria a serem implementadas pela instituição dependem de sua própria compreensão, de seu autoconhecimento. 

O processo de autoavaliação da IES deverá ser consolidado no Relatório de Autoavaliação Institucional, que tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa. Para colaborar com as IES nesse processo, a Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia do Ministério da Educação (MEC), com a orientação da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) sugere, a seguir, o roteiro para a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional seguindo a Nota Técnica nº 065 INEP/DAES/CONAES de 09 de outubro de 2014. 

Manual de orientações;

Roteiro para elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional;

Relatório de autoavaliação institucional – 2021;

Relatório de autoavaliação institucional – 2022;

Relatório de autoavaliação institucional – Trienal – 2021 – 2023;

 

 CPA - Integrantes 2022-2023 

 

ComponentesCPA

 

Assista o vídeo sobre as melhorias mais recentes efetuadas no Campus:

 

 

 

Como acessar a Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional acontece por um determinado período, no 1º e no 2º semestre. No link abaixo você acompanha o Manual para acessar a Avaliação, pelo Portal Acadêmico.

 Manual para responder o Questionário