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O que é a CPA?

 

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA) é um grupo independente composto por membros da comunidade universitária. A principal função da CPA é oportunizar tomadas de decisão em conjunto, e os resultados são compartilhados com os responsáveis pela gestão da Faculdade Horizontina e seus estudantes.

A Comissão atua com transparência e os resultados podem ser acessados neste menu, para que a comunidade possa acompanhar os levantamentos e, posteriormente, identificar as mudanças realizadas. 

 

SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

 

Os processos avaliativos na FAHOR buscam coletar a percepção e a satisfação da comunidade acadêmica. As pesquisas aplicadas pela CPA servem como um dos principais meios para definir as melhorias a serem executadas.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído em abril de 2004 pela Lei n° 10.861, tem por finalidade promover a melhoria da qualidade da educação superior, subsidiar a expansão de sua oferta e a eficácia das instituições, em relação à qualidade da formação acadêmica e ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

O Sinaes compreende três processos ou modalidades principais de avaliação, realizadas em diferentes momentos: a Autoavaliação Institucional, a Avaliação Institucional, a Avaliação dos Cursos de Graduação e a Avaliação do Desempenho dos Estudantes (Enade).

É este conjunto de avaliações que torna possível o acompanhamento e a identificação da qualidade do ensino que é ofertado nas instituições de ensino do país e é também realizado na FAHOR. Veja o fluxograma a seguir:

FluxogramaCPA

 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 

 

A Avaliação Institucional compreende a pesquisa de satisfação dos estudantes, realizada anualmente pela Comissão Permanente de Avaliação (CPA), a pesquisa de satisfação respondida pelos colaboradores e a avaliação externa, realizada por membros da comunidade externa. Integram o processo de Avaliação Institucional, dados do Censo da Educação Superior, do Cadastro da Educação Superior, de relatórios e conceitos para os cursos de pós-graduação, e documentos de credenciamento e de recredenciamento da instituição.

 

AVALIAÇÃO DOS CURSOS

 

A avaliação dos cursos tem como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos, os princípios e diretrizes do Sinaes e os padrões de qualidade da educação superior. É realizada através de processos de reconhecimento ou de renovação de reconhecimento, em conformidade com os ciclos avaliativos estabelecidos pelo MEC.

 

ENADE

 

O Enade tem por objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas externos relacionados ao âmbito específico da profissão, à realidade brasileira e mundial e às outras áreas do conhecimento. A partir de seus resultados são constituídos os referenciais e ações voltados para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação no país.

 

RESULTADOS

 

Com os resultados obtidos nas pesquisas é possível acompanhar a qualidade do ensino ofertado pela FAHOR,  avaliar os ambientes e direcionar recursos.

Vale destacar que os resultados das pesquisas aplicadas pela CPA seguem procedimentos de conduta ética para garantir a confidencialidade em relação aos respondentes e a transparência institucional na apresentação dos resultados gerais. 

Apresentação CPA 2020/2021 Resultados;

Apresentação CPA 2022/1 Resultados;

Manual para acessar os Relatórios;

 

 CPA - Integrantes 2022-2023 

 

ComponentesCPA

 

Assista o vídeo sobre as melhorias mais recentes efetuadas no Campus:

 

 

 

Como acessar a Avaliação Institucional?

A Avaliação Institucional acontece por um determinado período, no 1º e no 2º semestre. No link abaixo você acompanha o Manual para acessar a Avaliação, pelo Portal Acadêmico.

 Manual para responder o Questionário