O Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e Empreendedorismo (SIEF) é um evento consolidado no calendário acadêmico da FAHOR e comunidade do entorno. Iniciado em 2011 como a Semana Internacional de Engenharia e Economia da FAHOR, o evento tinha o propósito inicial de promover interação entre docentes e discentes dos cursos de graduação e pós-graduação da FAHOR, além de instituições parceiras.

 

Com o passar dos anos, o evento expandiu-se, incorporando o Seminário de Inovação e Empreendedorismo e diversificando os temas abordados. Em 2024, em sua 14ª edição, o evento evoluiu para o Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e Empreendedorismo, refletindo sua abrangência e relevância crescentes.

 

O SIEF busca promover o aprimoramento técnico e científico, além de incentivar a reflexão sobre a atuação profissional em diversas áreas, incluindo Ciências Econômicas, Gestão Financeira e diversas Engenharias como Produção, Controle e Automação, Mecânica, Alimentos, Química e Ambiental e Sanitária. Durante o evento, são oferecidas trilhas de palestras que abordam temas relacionados aos cursos da FAHOR, bem como outras áreas de interesse, tais como tecnologia, empreendedorismo, inovação, engenharia, economia, educação, desenvolvimento regional, políticas públicas, agronegócio e protagonismo feminino.

A concretização do SIEF é fruto do apoio de patrocinadores e entidades como SEBRAE, ACIAP, FAPERGS e administrações municipais da região de atuação da FAHOR.

 

sief fotos 2

sief fotos 1

 

O evento tem como objetivos fomentar a pesquisa e a produção científica, reunindo estudantes e professores para atividades como palestras, oficinas e desafios de empreendedorismo. 

Ao longo das edições, o SIEF consolidou-se como um dos principais eventos da FAHOR, reunindo docentes, discentes, técnicos administrativos, profissionais liberais, empresários e comunidade em geral, em debates sobre inovação e empreendedorismo na região. A cada edição, observa-se maior engajamento da comunidade acadêmica e empresarial.

sief fotos 1

 

sief fotos 3

Durante o SIEF são realizadas diversas atividades como palestras, minicursos, oficinas, mesas redondas, painéis, exposições, sessões de comunicações orais e apresentações de pôsteres, bem como visitas técnicas a empresas da região. As atividades são ofertadas a partir da avaliação dos eventos anteriores e das tendências, com resposta da comunidade acadêmica, empresarial e setor público. Entende-se como missão do SIEF a contribuição efetiva para o aumento da competitividade das organizações da região e participantes do evento.

Lançamento do SIEF 2024:

 

 

Para você submeter artigos para o Seminário Internacional de Engenharia, Economia, Inovação e Empreendedorismo, acesseanaissief.fahor.com.br

Para geração de certificados dos eventos anteriores: 20172018201920202021202220232024

Para participar da edição atual do SIEF, acesse: fahor.com.br/eventos