Download do PDI 2019-2024


O Plano de Desenvolvimento Institucional da FAHOR foi elaborado a partir de um processo amplo de discussão, envolvendo direção, conselhos, professores,  alunos e a comunidade local - representada por instituições  governamentais e não governamentais. O processo de elaboração deste documento foi participativo, tendo por objetivo o desenvolvimento de um plano capaz de orientar as ações da FAHOR em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, a Legislação Brasileira do Ensino Superior, a Missão Institucional e os anseios/necessidades da comunidade regional na qual está inserida.

As instituições de ensino têm um papel fundamental na evolução social e na caminhada em prol ao desenvolvimento, cabendo assim às instituições a geração, a articulação e o compartilhamento de conhecimento em todas as áreas. A sua principal finalidade neste sentido é desenvolver as pessoas, contribuindo para a aprendizagem de conhecimentos teóricos, práticos e técnicos, preparando-os para o exercício da cidadania com ética e comprometimento.

Os conhecimentos gerados pelas instituições de ensino devem aproximar as áreas que tratam dos problemas sociais quanto das questões científicas e tecnológicas fundamentais para o fortalecimento da educação superior, neste sentido, o ensino é o elemento fundamental para o avanço social, uma vez que promovem a elevação dos níveis educacionais e do conhecimento da sociedade num todo.

Neste contexto, o PDI registra a proposta de desenvolvimento institucional da FAHOR para os próximos cinco anos e, também evidencia que a instituição procura avançar, em busca de um desenvolvimento que seja inovador e procure promover a evolução da sociedade rio-grandense, contribuindo principalmente para minimizar às desigualdades sociais.

Neste sentido a FAHOR procura mostrar seus objetivos e suas metas através do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs), Regimento Interno e o Relatório Anual da Autoavaliação Institucional, sendo os documentos que possibilitam a integração global e sistêmica deste documento.

Espera-se que este documento seja um instrumento útil e capaz de orientar todos os integrantes da FAHOR com informações que possam integrar projetos em torno de metas e objetivos instituídos e que resultem em  desenvolvimento do conhecimento e melhoria da qualidade de vida de toda a coletividade regional.