1. Objetivo Geral do Curso
Formar profissionais cidadãos habilitados em Engenharia de Alimentos com capacidade de desempenhar as atividades de engenharia aplicadas à industrialização de alimentos e bebidas, atuando com visão e ação ética, humanística, empreendedora e comprometida com o desenvolvimento tecnológico da região e do país, considerando os aspectos econômicos, sociais e ambientais.
2. Objetivo específico do Curso
- Formar engenheiros capazes de exercer as atividades de produção e controle de qualidade de alimentos e bebidas a partir de conhecimentos científicos e tecnológicos sólidos;
- Estimular o desenvolvimento das habilidades e competências para a solução de problemas e desenvolvimento de novos processos e produtos;
- Promover o espírito empreendedor no estudante de engenharia buscando o desenvolvimento do setor de alimentos da região;
- Promover a integração entre o ensino, a extensão e a pesquisa através da iniciação científica, como aporte de conhecimento e tecnologia ao desenvolvimento sustentável;
- Estimular a formação continuada de estudantes e egressos com diferentes formações;
- Desenvolver competências interpessoais a fim de formar profissionais capazes de atuar em equipes multiprofissionais.
3. Perfil do Egresso
Profissional com formação generalista, científico-tecnológica e humanística, capaz de atuar de forma crítica e reflexiva como Engenheiro no processamento de alimentos em todos os seus níveis, desde a caracterização e controle da matéria-prima até o controle de qualidade e comercialização do produto final. Com habilidades para o desenvolvimento e otimização de produtos e processos, projetos de equipamentos e projetos industriais, empreendedor e proativo, com visão crítica, interdisciplinar e sistêmica, considerando os aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais, a partir da ética e do comprometimento com a qualidade de vida.
4. Competências
- desenvolver e aplicar conhecimentos científicos, tecnológicos e humanísticos, nas atividades da engenharia de alimentos, sendo empreendedor e proativo;
- identificar, formular e resolver problemas inerentes às atividades de projeto, operação e gerenciamento de sistemas de produção de bens e/ou serviços;
- planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia primando pela segurança dos trabalhadores;
- comunicar eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- participar e/ou coordenar equipes de trabalho, com visão humanística, crítica, interdisciplinar e sistêmica;
- gerenciar sistemas de garantia da qualidade de produtos e serviços;
- buscar a formação profissional continuada, considerando novos conhecimentos e tecnologias assim como novas instrumentações;
- pautar suas ações pela ética e responsabilidade profissional e social;
- avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
5. Fundamentação didático pedagógica
O planejamento, a organização e a aplicação das ações didático-pedagógicas do curso de Engenharia de Alimentos seguem o princípio educacional da FAHOR que prima pelo desenvolvimento de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, num contexto globalizado, com tecnologias avançadas e competitivas, onde significativos conceitos teóricos e tecnológicos constituem-se como aporte para a qualificação profissional de seus egressos, a formação continuada e a busca de alternativas que promovam o desenvolvimento sustentável.
O Curso de Engenharia de Alimentos propõe o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem a partir do princípio metodológico que tem por base os quatro pilares do conhecimento, propostos em 1996 pela Comissão Internacional sobre Educação, que são: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver; aprender a ser.
6. Organização curricular
Na organização curricular, bem como, na seleção dos conteúdos programáticos foram considerados as Diretrizes Curriculares Nacionais, o perfil esperado do egresso, as demandas do mercado profissional específico de cada área, as necessidades regionais como o empreendedorismo e a competitividade e a necessidade de inovar com a proposição de novos conceitos e tecnologias.
6.1 Estrutura Curricular
Grade 2020 de Engenharia de Alimentos (Grade 2, Atual)
7. Projeto Pedagógico do Curso - PPC